A tarefa de todo educador, não apenas
do professor é a de formar seres humanos felizes e equilibrados.(Gabriel Chalita)
A primeira escola...
Não podemos
aqui negligenciar o papel da família, nossa primeira escola, portanto peça
chave para a educação. Vamos conhecer sua atuação:
- Pais negligentes: são os ausentes, intolerantes, inconstantes. Podem ser ao mesmo tempo distantes e punitivos. Filhos desse tipo de pai têm mais riscos de desenvolver atrasos nos desenvolvimento cognitivo e emocional, baixa auto estima e comportamentos anti-sociais, como dificuldade nas habilidades sociais.
- Pais autoritários: geralmente mais impositivos e hostis às necessidades dos filhos. Baseiam a educação em regras e coerção e fornecem pouca atenção e afeto. Os filhos costumam ter dificuldades de socialização e podem apresentar maior agressividade, baixa auto estima, ansiedade e depressão.
- Pais permissivos: extremamente afetivos, mas incapazes de impor os limites essenciais para o desenvolvimento da personalidade da criança. Estas apresentam maiores dificuldades em lidar com frustrações.
- Pais participativos: fornecem suporte afetivo e também os limites e as regras para o amadurecimento saudável, atitudes de apoio, respeito, encorajamento e normas claras que ajudam a orientar e organizar a personalidade da criança constituem base da educação. Filhos de pais costumam demonstrar maior habilidade social, auto estima e resiliência, características essenciais para o desenvolvimento saudável.
A opção de ter
filhos envolve mais do que a sua geração. O bebê exige anos de dedicação por
parte dos adultos até que possa ser um adulto autônomo. O desenvolvimento
cognitivo infantil é tarefa compartilhada entre duas grandes instituições da
nossa sociedade: família e escola.
Portanto, estamos falando de duas instituições
responsáveis pela educação: em primeiro lugar a família e em seguida a escola. Há efeitos
positivos relacionados ao envolvimento parental na vida acadêmica das crianças. Quanto à
escola, ela deve cumprir o seu papel e ela sabe qual é:
O “obvio: em
latim, obviam significa ‘seguir pelo caminho conhecido’. Os inovadores
são osque descobrem caminhos novos. Embora a inovação seja essencial para as empresas*modernas,
também é verdade que há caminhos que continuam sendo a distância maiscurta até
o objetivo. A sabedoria está em não mudar o que não precisa ser mudado”(Max
Gehringer). *Aqui no nosso caso a escola.
“A sabedoria surge no coração; até os
analfabetos podem ser sábios, pois ela pode ser adquirida por meio de meditação
e reflexão sobre as verdades a vida”.
Diante de um novo aluno que traga
consigo uma nova exigência, ela - a escola não deve e não precisa entrar em
pânico. O que ela tem a fazer é arregaçar as mangas e trabalhar, se desdobrar
para vencer este novo desafio, cheio de experiências a proporcionar. André
Comte-Sponville nos diz que: "O sábio é um homem de ação!”
Se a escola é a detentora do saber, deve usá-lo.
Feito isto, a escola saberá como agir com cada novo desafio que aparecer. Ensinar, nos dias de hoje requer
olhos de lince e vôo de águia. Isto
sim é sabedoria!
Há um histórico na formação educacional
voltado para a turma, e principalmente o estado reforça esta postura exigindo
turmas cheias, com foco no ensino ministrado a muitos em um só tempo, isto é:
plural. Mas o que precisa ser feito, enxergado é o sujeito em sua
individualidade = singular. Sair da formação coletiva...e caminhar para a
educação de indivíduos, únicos, diferentes, especiais por suas
particularidades.
Toma algumas medidas simples e
econômicas como, por exemplo: adaptar recintos da escola; técnicas didáticas e atividades de
aprendizagem; revisar a política de contratação especial, adotar esquemas
de apoio para professores de ensino regular e alunos que apresentem
necessidades especiais, decorrentes ou não da deficiência; capacitar seu quadro de pessoal a respeito
das abordagens inclusivas nas escolas.
Tecnologia Assistivas |
Nesse momento um Terapeuta Ocupacional pode
auxiliar realizando: Adequação do ambiente /acessibilidade(*); fazendo Adequação
postural em cadeira escolar e de rodas; indicando e orientado Tecnologias assitivas(*) e adaptações se necessárias; e
orientado sobre as mais diversas habilidades. E também através de observações
realizar outras orientações. *Nas próximas postagens estarei falando no assunto.
Na escola inclusiva...
A educação deve se processar
naturalmente respeitando a idade cronológica, com regras e limites que servem a
qualquer indivíduo; Estimular a inteligência não significa controlar os passos
da criança ou fazê-la praticar uma série de exercícios metabolicamente
programados. Implica isto sim, preparar o caminho para o desenvolvimento e a
realização plena de cada indivíduo.
Na escola inclusiva...
Libras |
Não se pode perder de vista o
conceito de reversibilidade:
- Reversibilidade: a capacidade de representação de uma ação no sentido inverso de uma anterior, anulando a transformação observada. Apesar de não se limitar mais a uma representação de forma imediata, depende do mundo concreto para abstrair.
- Reversível: que se pode, ou que pode reverter – voltar ao ponto de partida; quese pode usar pelo avesso e pelo direito: Reversibilidade.
É isto se
adquire colocando o aprendiz/educando diante de experiências ricas vivenciadas
por ele.
Faz Adaptações.Adaptação: ato ou
efeito de adaptar (-se); Adaptar: tornar apto; adequar; Aquilo que se adaptou;
Ex: vivenciar o aprendizado prático; material concreto: dinheiro de mentira,
dobradura, tangran, rótulos/embalagens;Jogos: baralho, xadrez. Utiliza o braille, a libras, linguas de sinais, etc...
A escola inclusiva:
Esporte adaptado |
- Valoriza disciplinas como Artes, Educação Física, etc;
- Desaperta para temas como Educação ambiental, cultura popular, nutrição, história urbana, direito do consumidor, administrando a casa;
- Resgata disciplinas como filosofia e oratória;
- Motivadora da prática deesportes;
- É flexível em relação ao tempo espaço;
- Oferece educação em Tempo integral;
- Se organiza em oficinas do tipo:
Oportunidade p/ funcionar Oficinas terapêuticasOficinas protegidasOficinas de artes: (teatro, pintura, dança, música, coral, artesanato, etc);Oficinas pedagógicas: (contação de histórias, jogos, psicomotricidade; etc);Oficinas profissionalizantes: (informática, culinária, sorveteria, futebol, salão de beleza, reciclagem de papel).Oficina de trabalho: (Monitoria, Cooperativas Sociais/ por exemplo reaproveitamento do lixo)
Neste caso por exemplo, o
Terapeuta Ocupacional orienta oficinas sobre: Habilidades motoras e de
processo; Habilidades Básicas e de gestão (AVD, AIVD); Habilidades específicas
(manuais, etc.).
“Lembrai-vos que a finalidade da educação é
formar seres aptos para governar a si mesmos e não para ser governado pelos
outros”.
(Hebert Spencer)
(Hebert Spencer)
A perspectiva
de construir uma escola para todos é fruto do exercício diário de ações de
pessoas que reconhecem o valor do outro, que aprenderam a cooperar e a ser
solidários e acima de tudo, que aprenderam a valorizar as diferenças.
BIBLIOGRAFIA:
ANGOLINA, Daniela Cunha; O que é plasticidade Cerebral, Fonoaudióloga, Artigo de pós graduação.
BIBLIOGRAFIA:
ANGOLINA, Daniela Cunha; O que é plasticidade Cerebral, Fonoaudióloga, Artigo de pós graduação.
CHALITA, Gabriel; Educação: a
solução está no afeto, São Paulo: Editora Gente, 20011ª edição, edição revista e
atualizada.
CRESPO, Ana Maria Morales; Pessoas
com deficiência a construção da cidadania, (jornalista e presidente do
conselho de vida independente Araci Nalin), Federação das APAE’s do estado de
Minas Gerais, semana do excepcional 2001.
DELY, Paula; A violencia no
cotidiano Familiar; portal positivo.
SASSAKI, Romeu Kazumi; Construindo
a sociedade para todos, Rio de Janeiro WVA, 1997.
SPONVILE, André Conte; A
Consolação da Filosofia, REVISTA ÉPOCA; 1° de janeiro de 2007.
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