quarta-feira, 30 de novembro de 2011

TERAPIA OCUPACIONAL E SUAS INTERFACES

Terapia Ocupacional e suas interfaces, vem nos mostrar que a T.O gosta e busca do trabalho interdisciplinar, porque acima é tudo ele é necessario, afinal é o índivíduo quem está  em evidência dentro do trabalho da T.O e tudo que envolva a atividade humana. Dentro dessa ótica a interrrelação com outras áreas do saber faz-se necessária sempre.
Vamos ver o que a imagem acima nos apresenta:
Com a ENFERMAGEM: Berço da Terapia Ocupacional unificando trabalhos hospitalares e ambulatoriais de pacientes nas fases aguda sub aguda e crônica.
Com a área de COMUNICAÇÃO SOCIAL E JORNALISMO: Desenvolvimento de games e de materiais educativos.
Com a PSICOLOGIA: Quanto à psique, estuda e atua com teórias voltadas ao cognitivismo, fenomenologia, epstemiologia e psicanálise.
Na área do DIREITO: Em parceria com o sistema judicial promove assitência à família e organiza a conduta e reincersão do apenado. 
Com a ARQUITETURA: Estabelece e delineia projetos e ações de acessibilidade.
Com a ODONTOLOGIA: Controle postural e do foco de atenção de pessoas com necessidades especiais no pré, peri e pós tratamento odontológico.
Com a MEDICINA: Através da atuação nas diversas especialidades médicas - Geriatria, Neurologia, Cardiologia, Queimaduras, Psiquiatria, Neonatologia, etc.
Na área da ADMINISTRAÇÃO: Gestão de serviços de saúde.
Com a FISIOTERAPIA: Interface na saúde física e motora.
Com a FONOAUDIOLOGIA: Interface quanto à audiativadade e alimentação como elemento das atividades de vida diária - AVD.
Com a ENGENHARIA AMBIENTAL: Promoção de assistência à comunidade na criação de recursos terapêuticos com materiais reciclados.
Com a área de EDUCAÇÃO FÍSICA: Prevenção da obesidade e na educação especial.
Com a ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO: Utiliza a robótica para a confecção de próteses e tecnologia assitiva.
E com a NUTRIÇÃO: Através de atividades lúdicas, contribui para para a reeducação de hábitos alimentares.
É muito comum também a interface com o SERVIÇO SOCIAL apesar de formação social da Terapia Ocupacional se aproximar muito da ação deste profissional.
Claro que eu acrescentaria ainda mais alguns pequenos detalhes como na atuação junto a fonoaudiólogia,  entre outros, mas vou me reter à este material que provalvelmente é de tese de alguma colega T.O que no momento não poderia citar a fonte por tê-la perdido, mas assim que me certifique estarei informando adequadamente e com maior prazer. (em tempo: imagem atribuida à Tainã Alves Fagundes et all).
De qualquer forma é bastante rico este material pois esclareçe ainda mais a formação do Terapeuta Ocupacional e o porquê dela aparentemente se " meter" em outras áreas. A atividade é que vai nortear tal relação, sempre. Espero que goste!

3 comentários:

  1. Super parabéns Jussara por esse post. É muito importante divulgar essa interdisciplinaridade com a qual a terapia ocupacional convive e trabalha. Como somos os mediadores da atividade humana, é nosso papel – e o fazemos de forma muito brilhante – gerenciar essas interfaces. Abraço grande. Gisleine M Philot

    ResponderExcluir
  2. Pessoal, essa imagem não é minha. Encontrei pela internet há muito tempo atrás e compartilhei no Facebook. Não sei qual é a fonte.

    Att.,
    Tainã Alves Fagundes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tainã, de qualquer forma a fonte de onde a imagem foi encontrada foi o seu perfil no facebook, e serei fiel a isto, até que o (a) verdadeiro autor (a) da imagem se manifeste.

      Excluir

Não esqueça de comentar: