quinta-feira, 1 de setembro de 2011

POR QUE TERAPIA OCUPACIONAL?

_O que é medicina?
Não é uma pergunta comum, pois quase todo mundo foi a um médico um dia.
_O que é Terapia Ocupacional?
Com freqüência essa pergunta me é feita, entra ano e sai ano. Acredito que à medida que as pessoas se utilizarem da Terapia Ocupacional (T.O.) como tratamento, irão conhecê-la e se beneficiar dela.
Para entender como este profissional raciocina sua prática recorreremos uma analogia de sua história e sua família de origem: onde a T.O. teve como pai a Medicina, mãe a Enfermagem e irmã a Fisioterapia. Também recebeu influências de seus avós: Antropologia e Filosofia, Sociologia e Psicologia, na sua formação.  
Podemos utilizar outro raciocínio para facilitar nossa compreensão: a T.O. está para a Fisioterapia assim com a Arquitetura está para a Engenharia (inclusive nos dois exemplos, as profissões compartilham o mesmo conselho de fiscalização),  portanto uma e a base e a outra o acabamento da reabilitação.
Enquanto a Fisioterapia se concentra no Motor a T.O. enfatiza o Sensorial; Enquanto a Fisioterapia se concentra no tratamento motor funcional global a T.O. enfatiza função sensóriomotora de membro superior, perceptocognitivo e afetivoemocional além de processos que envolvem a execução de uma tarefa.
Num exemplo enquanto técnica de integração sensorial o T.O. em analogia a um “jardineiro” será responsável pela preparação (cavar a terra, revirá-la, molhá-la, adubá-la, afofá-la) do terreno a ser plantado pelo cuidador. Outras vezes este papel, é o de fornecer uma estaca (adaptação) para o bom desenvolvimento da planta.
Um local onde o serviço de T.O. está disponível na forma mais ampla de sua atuação é nas APAE’s. O T.O. irá abranger amplamente a leitura da pessoa com necessidades especiais, criticando construtiva e permanentemente o que lhe é oferecido no ambiente da instituição, familiar e comunitário, bem como as adaptações que se fizerem necessárias ao bom desempenho ocupacional e sua inclusão social. O ambiente de APAE é rico em diversidade diagnóstica e procedimentos para que um T.O. possa atuar de modo avaliativo, crítico orientador, interventivo, adaptativo e inclusivo. Nele o T.O. tem atuação clínico-terapêutica, em equipe técnica interdisciplinar e de acordo com os procedimentos protocolados pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional/COFFITO e sistema único de saúde/SUS.
A pergunta mais adequada é:
_Por que Terapia Ocupacional?
Porque a pessoa com necessidades especiais deve ser enxergada como um todo principalmente em suas d’ÊFICIENCIAS; alguém que por algum motivo tenha uma história diferente de uma maioria, precisa ser incluído com as devidas adaptações, respeitado e ter qualidade de vida. A prática da Terapia Ocupacional busca a praticidade e funcionalidade de vida não só da pessoa com deficiência como de qualquer indivíduo que esteja com sua prática de atividade (lúdica, laborativa, lazer, afetivo-sexual, etc.) prejudicada isto é: uma necessidade especial (ou várias).
Tornar possível por todos os recursos terapêuticos a autogestão (meu desejo) /autonomia (capacidade de escolher o que eu desejo) e a autodefesa (saber meus direitos e deveres e saber me defender) /independência (fazer o que eu desejo) para principalmente a pessoa com deficiência intelectual e múltipla (que é o foco da APAE) em todo seu ciclo de vida e envelhecimento saudável, é a excelência da Terapia Ocupacional não só numa APAE, mas diante te todo desafio profissional que houver.

Um comentário:

  1. Muito Bacana Jussara,
    Graças a terapia ocupacional nosso dia no ambiente de trabalho melhora.
    Melhorar a postura mobília e objetos ergonomicos adequados nos levam a ter um dia melhor e sem tantas dores.
    Elogio e agradeço por existirem profissionais tão importantes na nossa vida.
    Parabéns seus Postos são todos maravilhosos e com muito conteúdo.
    Com carinho Ivete

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar: