sábado, 10 de março de 2012

A CAMINHO DA SAÚDE MENTAL

Mais uma vez estou eu aqui na tentativa  de ampliar o leque de atuação da Terapia Ocupacional.
Vejo que cá estou eu entrando em terreno perigoso: o das doenças, vai que pega ... vai que cola?! Gosto de brincar com nos editoriais do blog, assim ... com as palavras. Mas, não gosto do terreno das doenças, mais especificamente da enfase sobre elas e vou tentar levar sempre minha linguagem no sentido de focar a saúde, acho que fiz isto até agora. Se não, estou tentando ...

Estamos entrado no terreno da saúde mental, outra área clássica da Terapia Ocupacional, no post de ontem já comecei a entrar devido a interface com a epilepsia. E hoje trouxe as doenças psicossomáticas, num trecho que não é meu mas representa muito bem o que acontece. Nosso corpo é assim! Se não o conhecemos bem, se não o respeitamos, se não damos vasão as nossas emoções, pensamentos, inconsciênte ... ele fala!!!
Enquanto a psicologia privilegia o falar oral/verbal a Terapia Ocupacional foca o olhar no fazer, na linguagem corporal que ele nos dá; seja através das posturas que ele adota ao longo de uma atividade ou da vida, diante de um problema seja de saúde ou não; seja nas manifestações através dos órgãos comprometidos, neste caso em especial é preciso levar encontra o histórico de doenças na família e a vulnerabilidade dos órgãos que foram colocados à prova/testados, ou não foram poupados ao longo da história de cada um. 
Saúde Mental está diretamente relacionada à Transtornos Mentais, mas não somos pedaços de um corpo, não somos fragmentos, somos humanos, somos inteiros, somos pessoas, somos indivíduos, somos cidadãos. Somos seres pensantes e errantes que sentem e que amam ou não, seres que interagem socialmente ou não. Sim, O corpo fala! Há um correio interno, nos enviando mensagens ... O correio do corpo! Porque O corpo tem suas razões ... E para fraseando uma T.O amiga deste blog "As vezes o que você precisa é mais do que só falar" (Érima de Andrade).
Numa auto avaliação, você pode perceber que se beneficiará dos serviços de um Terapeuta Ocupacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: