terça-feira, 20 de dezembro de 2011

EI, PSIU! ... VOCÊ TERAPEUTA OCUPACIONAL, ISSO MESMO VOCÊ!!!

Sou de longa data observadora do grupos da Érica Nobre que tem um site de T.O conhecido meu há pelo menos uns 15 anos... seu site e seu grupo estão nos link's de T.O do meu blog. Mas como dizia, observando o grupo, (confesso que nestes anos não tive uma interação ativa nele) percebi o comportamento de 'alguns' sempre pedindo textos, ou "receitinhas de atividades" enquanto outros se destacaram pela participação ativa e de forma política. Lembro bem uma vez que alguém de responsabilidade na T.O, chamou a atenção devido a este comportamento no grupo destes 'alguns' devido a aplicabilidade da atividade de forma raciocinada, à cada caso, a cada indivíduo = isto é T.O! 
Recentemente uma usuária como eu desabafou mais ou menos assim: ela se reportava à administradora do grupo mas para quem sabe ler um pingo é letra; de que havia estudado e se capacitado, investido em cursos, e que uma T.O recém formada queria que ela lhe repassasse gratuitamente "uma receitinha". ... fala sério!? Eu no lugar dela também ficaria indignada. 
Os T.O's mais politizados e querelantes nasceram e cresceram no grupos da Érica Nobre, hoje muitos deles estão aí nos liderando como é o caso do presidente da nossa ABRATO, e outros de Associações Estaduais e alguns dentro de CREFITOS Regionais.
Daí tô eu aqui escrevendo p'ra vocês minhas caras colegas ... tem um blog logo ali entre os meus blog's que se chama "BIBLI 'T.O' TECA", sim é isto mesmo, é um espaço de consulta p'ra nós, até aqui não o propaguei muito por querer exatamente que este fosse um espaço confidencial, onde pudêssemos consultar de maneira organizada recursos para nos capacitar. Outro dia a instituição onde eu trabalho queria comprar um ônibus adaptado e eu me embananei toda na hora de orientar, alguns vão dizer que este não é o papel da T.O, e por que não? Vemos os americanos deslancharem na nossa profissão enquanto nós por aqui estamos procurando "receitinha de atividade"?! Nossa prática precisa melhorar sim, precisamos nós capacitar, nos munir de tecnologia, fazer uma T.O mais séria, mais comprometida, mais responsável, mais técnica, quem sabe não é por uma dessas que a nossa profissão irmã está aí abocanhando tudo que vê pela frente?!
Pois bem, a "BIBLI 'T.O' TECA", está em fase de construção e sempre estará mas, reuni nela link's para que possamos otimizar nossas buscas, a ideia é ser um espaço de consulta permanente, confesso que estou bem lenta na adição dos livros... mas chego lá! Tenho uma lista bem grande aqui ainda sem postar. Quem também quiser  me indicar algum é bem vindo! Faça isto através do meu e-mail: jam.to_mtm@hotmail.com 
Mais alguma contribuição faça-a através dos comentários pertinentes a esta postagem. Não sou tão boa como gostaria de ser, mas intenciono ajudar a TERAPIA OCUPACIONAL NA PRÁTICA, é isto!!! 

5 comentários:

  1. Mas você é ótima! Sua disposição de divulgar a profissão já te coloca num lugar especial! É um prazer ler tudo que vc posta!
    E sim, podemos ir atras de nos informar sobre onibus adaptados, sobre adaptações domésticas, sobre materiaais escolares adaptados. é perguntando que se aprende!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érima querida... estou tentando, é o que posso fazer aquí do meu cantinho... b'Jú' ss...

      Excluir
  2. Ju, já havia o observado esse comportamento nos grupos, e realmente CONCORDO com todas as letrinhas que escreveu. E vou adorar visitar e divulgar a "BIBLI 'T.O' TECA", conte comigo!!!bjuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ana! Resolvi ajudar a T.O dentro das minhas possibilidades, se todos nós fizermos um pouquinho teremos com certa uma realidade diferente dentro de pouco tempo! Peguei esta missão p'ra mim, que DEUS me dê forças!

      Excluir
  3. Como diz minha amiga Cassiana Rocha Pinho, mineira, TlO.l com a qual trabalho todos os dias, essas T.O.s mineira são “porretas”. Tenho acompanhado algums dos seus posts, comentários, e fico sempre muito impressionada com a sua postura e politização. Atualmente só faço a minha parte no meu trabalho, nas minhas aulas, cursos, conferências. Já no curso de T.O. da USP em 1973 fui do Conselho Estudantil, do Gremio, depois secretaria da extinta Associação de T.O. do Estado de São Paulo, depois fiquei atormentada 8 anos no Crefito como secretária, depois fundei e presidi a atual ATOESP por 6 anos. Penso sim que todos devemos estar envolvidos e melhorar nossa formação teórica-prática. Na verdade nunca deixei de praticar e pesquisar. Então super parabens pelos seus blogs, por sua iniciativa, por sua labuta. Sei aque você não precisa desses parabens. Quando nascemos com essa capacidade exercemos a mesma como se isso fosse o ar que respiramos, então é um dom recebido, que nos causa até um sentimento de “puxa vida não me agracece por favor”. De qualquer forma fica o aplauso pela perseverança, pela garra, pelo entusiasmo e principalmente pela ação. Palavras têm um peso muito grande, mas sem a ação ficam apenas expectantes no Universo. Abraço grande. Continuidade de excelentes trabalhos. Gisleine M Philot

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar: