quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ACESSO À ESCOLA E A COMUNICAÇÃO

Temos ainda o acesso a ESCOLA do qual já falamos no artigo sobre inclusão escolar.
Tomando também algumas medidas simples e econômicas como, por exemplo: adaptar recintos da escola bem como técnicas didáticas e atividades de aprendizagem: revisar a política de contratação especial, adotar esquemas de apoio para professores de ensino regular e alunos que apresentem necessidades especiais, decorrentes ou não da deficiência; capacitar seu quadro de pessoal a respeito de abordagens inclusivas e acessíveis aos seus alunos. Quase sempre basta uma mudança de mentalidade para que alternativas propiciem a convivência integrada. Idéias criativas podem permitir aos cegos sentir uma estátua, um animal ou uma planta. Criatividade, muitas vezes, é a palavra chave.
Além disso, o direito de acesso da INFORMAÇÃO também pode ser garantido através de publicações em Braille ou programas legendados na TV e  Audiodescrição. É importante também que cada vez mais se dissemine a prática de providenciar interpretes da língua dos sinais nos eventos públicos, bem como versões em Braille de programas de peças teatrais, concertos musicais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: