segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ASSISTÊNCIA OU ASSOCIAÇÃO?

"Iniciei meus trabalhos nas APAE's de Mutum e Manhumirim simultaneamente em 2007. 
Antes já tinha trabalhado na APAE de Mutum por 3 anos, desde seu primeiro dia de funcionamento em 1999. Na época tinha comigo minha formação teórica, a experiência de estágios, a de outro estado (SP) e do trabalho em uma Pestallozzi. Passei uns anos afastada da instiuição e retornei  então em 2007, na ocasião da  aprovação do convênio com o SUS/APAE de Mutum. Hoje tenho a experiência citada e o cotidiano das duas APAE's (Ambas conveniadas ao SUS)".
Observo o comportamento dos usuários que na verdade deveriam ser de sócios, porém nem todos o fazem. Por que, se somos uma APAE?

*Para figurar o nome APAE deve-se cumprir uma série de exigências da Federação Nacional das APAE's. 
Símbolo Nacional*


Uma APAE é uma Associação de Pais e Amigos e Excepcionais. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, isto é, de caráter beneficente. Trata-se, portanto de uma Organização Não Governamental (ONG) de apoio e defesa dos direitos da pessoa com dEficiência (PdE) de todas as idades com comprometimento intelectual e múltiplo (+ física; sensorial; visual, auditiva e condutas típicas).  
 Vamos entender isso, a começar pelos membros mais importantes: 
Conhecendo os excepcionais                               
Os excepcionais - termo usado desde a fundação da primeira APAE no Brasil em 1954, traz uma conotação de fora do comum, incomum, fora do normal, estigmatiza, fere a estima, traz pré-conceito e marginalidade. Caiu em desuso com o sistema 1992.
Passou-se a usar a nomeclatura "pessoa com necessidades Especiais". Para nós que estudamos e trabalhamos para Eles, cidadãos brasileiros, nossos irmãos em cristo, Especiais por suas necessidades diferentes ou especificas em relação às nossas. Necessidades de calçadas livres e em boas condições de tráfego e eliminação das barreiras ambientais; de acessibilidade a adaptações arquitetônicas; de comunicação objetiva e acessível; de respeito pelas dificuldades de todos os níveis; do direito de ir e vir, de manifestar suas necessidades e preferências, a saúde, a educação e dos benefícios sociais. Especiais por nos proporcionarem um aprendizado rico em amor incondicional: “Não somos nos que nos sacrificamos por eles como pretende uma certa retórica filantrópica” muito antes pelo contrário, entendemos por dEficiência a capacidade que precisa ser estimulada para se sobressair, habilidade que precisa ser adaptada. 
         Os termos foram repensados e evoluiram para "pessoas com dEficiências" (PdE). E assim eles passam a ser vistos, pois assim eles são! Cidadãos de direitos e também deveres, nada de camuflar a realidade.
Associação de Pais
Os Pais que antes estavam sem amparo, passaram a se dirigir até esta instituição no intuíto de alí receberem a assistência desejada; porém como o nome da associação o diz - Pais nessa instituição tem responsabilidades proporcionais aos seus direitos e nos ensinaram igualmente como seus filhos, a aprimorar nosso trabalho que hoje tem uma crítica de cunho positivo a lhes fazer:
 Sabemos da limitação financeira, da limitação cultural, de todas as limitações que uma família “normal” encontra no seu dia-a-dia, mas precisamos de vocês atuantes, colaboradores e cooperadores aumentando progressivamente suas autonomias como Pais Associados; esta não é uma proposta isolada de um profissional ou da instituição ela é uma orientação antiga e sempre reforçada pela Federação Nacional das APAE's.
Quando nos tornamos Amigos?
Quanto aos Amigos somos todos nós, remunerados ou não em prol desta causa que aparentemente não é nossa, mas que assumimos por solicitação, por afinidade, por responsabilidade, ou até mesmo por missão espiritual. Eles nos solicitam a todo o momento, esbarramos com Eles na rua, no banco e ainda assim se não O encontramos devemos nos preocupar, por que Eles não aparecem, onde Eles estão? Será que vamos precisar conviver com um dEles em nosso lar, para Os enxergar? Parece que estamos à parte, mas nos enganamos, podemos ser surpreendidos a qualquer momento por esta viagem a qual não programamos, ao nos colocarmos esta questão podemos entender que fazer parte de uma Associação como esta, dá-nos uma oportunidade única da qual não nos apercebemos. 
Conhecendo a APAE
E finalmente vamos entender esta Associação: Ela é uma escola, ou é o lugar do menino que não deu certo em outra? Quem sabe o lugar do doido? ERRADO!

É APAE Instituição e é APAE Educadora.

A APAE Instituição:
     Compõe-se de uma Diretoria Executiva e Conselhos Fiscais e Administrativo de voluntários que deliberam decisões importantes para a instituição e de funcionários habilitados e treinados em parceria com o estado, prefeitura e remunerados pela própria APAE, que:
  •      Articulam junto a equipes multidisciplinares de hospitais, creches etc, a discussão da prevenção e o encaminhamento da PdE para o atendimento clinico/precoce, evitando assim a extensão de seqüelas muito severas e possíveis incapacidades;
  •      Oferece diagnóstico e atendimento clínico neuropediátrico em equipe interdisciplinar (Assitente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Neurológista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional );
  •       Encaminha a PdE através do Assistente Social aos benefícios garantidos por lei (passe livre, benefício de prestação continuada, cadeira-de-rodas,  etc);
  •       Encaminha e articula os demais casos com toda rede de oferta disponível na cidade (ex: Programa de Saúde Mental - CAPS; Conselho Tutelar do Menor; PSF's; NASF; etc);
  •      Oferece avaliação pedagógica para inclusão escolar de acordo com a oferta da APAE Educadora ou escolas regulares locais;
  •       Oferece suporte Terapêutico à família e o incentivo a criação de Clubes de Mães, Auto-defensores, etc;
  •       Oferece oportunidade ao voluntário que quiser desenvolver seu trabalho em parceria com a equipe;
  •      Propõe-se a oferecer inclusão através do esporte, participação em competições regionais e olimpíadas paraespeciais;
  •      Propõe-se a oferecer inclusão pela arte com oficinas de artesanato e participação em festivais através coordenação de artes, articula-se em conjunto com a coordenação a seguir;
  •     Propõe-se a oferecer avaliação para integrar a PdE em oficinas terapêuticas ou ocupacionais, de produção, de trabalho (pré-profissionalizantes, profissionalizantes, cursos), protegidas ou não, inclusão a empresas através da Coordenação de Educação Profissional;
  •      Propõe-se a oferecer Reabilitação com Base na Comunidade (RBC), aqueles portadores de deficiência que por dificuldades de acesso estão impedidos de chegarem a nossa instituição sem contudo deixar de fazer parte da Associação.
A APAE Educadora:
Nossa escola de educação especial tem uma realidade sólida. Portanto hoje:
  •       Oferece classe especial (em média 15 alunos por turma) visando atender mais de perto as necessidades individuais, da creche ao ensino fundamental do 1º ao 5° ano e educação de jovens e adultos (em APAE’s   mais antigas têm se estendido até 9o ano);
  •       Oferece sala de recursos para deficientes visuais, auditivos e neurológicos;
  •      Propõe-se a oferecer o ensino itinerante (que acompanha o aluno alfabetizado encaminhado ao ensino regular);
  •       Propõe-se a oferecer oficinas pedagógicas;
  •      Oferece Brinquedoteca, que são acervos de brinquedos e jogos que têm como objetivo desenvolver atividades lúdicas e emprestar material lúdico e brinquedos. "Sua filosofia é a de que brincar é um direito da criança e que isso lhe proporciona uma série de aquisições desenvolvimentais que a convidam a explorar, sentir e experimentar" (MORAIS, 1999);
  •      Oferece Supervisão Pedagógica, Consultoria Terapêutica Ocupacional, Fonoaudiólogica e Suporte Psicológico aos professores;
Enfim, o trabalho é voltado para garantir a Eficiência dos principais associados.

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