"Iniciei meus trabalhos nas APAE's de Mutum e Manhumirim simultaneamente em 2007.Antes já tinha trabalhado na APAE de Mutum por 3 anos, desde seu primeiro dia de funcionamento em 1999. Na época tinha comigo minha formação teórica, a experiência de estágios, a de outro estado (SP) e do trabalho em uma Pestallozzi. Passei uns anos afastada da instiuição e retornei então em 2007, na ocasião da aprovação do convênio com o SUS/APAE de Mutum. Hoje tenho a experiência citada e o cotidiano das duas APAE's (Ambas conveniadas ao SUS)".
*Para figurar o nome APAE deve-se cumprir uma série de exigências da Federação Nacional das APAE's.
Símbolo Nacional* |
Uma APAE é uma Associação de Pais e Amigos e Excepcionais. É uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, isto é, de caráter beneficente. Trata-se, portanto de uma Organização Não Governamental (ONG) de apoio e defesa dos direitos da pessoa com dEficiência (PdE) de todas as idades com comprometimento intelectual e múltiplo (+ física; sensorial; visual, auditiva e condutas típicas).
Vamos entender isso, a começar pelos membros mais importantes:
Conhecendo os excepcionais
Os excepcionais - termo usado desde a fundação da primeira
APAE no Brasil em 1954, traz uma conotação de fora do comum, incomum, fora do
normal, estigmatiza, fere a estima, traz pré-conceito e marginalidade. Caiu em
desuso com o sistema 1992.
Passou-se a usar a nomeclatura "pessoa com necessidades Especiais". Para nós que estudamos e trabalhamos para Eles,
cidadãos brasileiros, nossos irmãos em cristo, Especiais por suas necessidades
diferentes ou especificas em relação às nossas. Necessidades de calçadas livres
e em boas condições de tráfego e eliminação das barreiras ambientais; de
acessibilidade a adaptações arquitetônicas; de comunicação objetiva e
acessível; de respeito pelas dificuldades de todos os níveis; do direito de ir
e vir, de manifestar suas necessidades e preferências, a saúde, a educação e
dos benefícios sociais. Especiais por nos proporcionarem um aprendizado rico em
amor incondicional: “Não somos nos que nos sacrificamos por eles como pretende
uma certa retórica filantrópica” muito antes pelo contrário, entendemos por dEficiência
a capacidade que precisa ser estimulada para se sobressair, habilidade que
precisa ser adaptada.
Os termos foram repensados e evoluiram para "pessoas com dEficiências" (PdE). E assim eles passam a ser vistos, pois assim eles são! Cidadãos de direitos e também deveres, nada de camuflar a realidade.
Associação de Pais
Sabemos da limitação financeira, da limitação
cultural, de todas as limitações que uma família “normal” encontra no seu
dia-a-dia, mas precisamos de vocês atuantes, colaboradores e cooperadores
aumentando progressivamente suas autonomias como Pais Associados;
esta não é uma proposta isolada de um profissional ou da instituição ela é uma
orientação antiga e sempre reforçada pela Federação Nacional das APAE's.
Quando nos tornamos Amigos?
Quanto
aos Amigos somos todos nós, remunerados ou não em prol desta causa que
aparentemente não é nossa, mas que assumimos por solicitação, por afinidade,
por responsabilidade, ou até mesmo por missão espiritual. Eles nos solicitam a
todo o momento, esbarramos com Eles na rua, no banco e ainda assim se não O
encontramos devemos nos preocupar, por que Eles não aparecem, onde Eles estão?
Será que vamos precisar conviver com um dEles em nosso lar, para Os enxergar?
Parece que estamos à parte, mas nos enganamos, podemos ser surpreendidos a qualquer
momento por esta viagem a qual não programamos, ao nos colocarmos esta questão
podemos entender que fazer parte de uma Associação como esta, dá-nos uma
oportunidade única da qual não nos apercebemos.
Conhecendo a APAE
E
finalmente vamos entender esta Associação: Ela é uma escola, ou é o
lugar do menino que não deu certo em outra? Quem sabe o lugar do doido? ERRADO!
É APAE Instituição e é APAE Educadora.
A APAE Instituição:
Compõe-se de uma Diretoria Executiva e
Conselhos Fiscais e Administrativo de voluntários que deliberam decisões
importantes para a instituição e de funcionários habilitados e treinados em
parceria com o estado, prefeitura e remunerados pela própria APAE,
que:
- Articulam junto a equipes multidisciplinares de hospitais, creches etc, a discussão da prevenção e o encaminhamento da PdE para o atendimento clinico/precoce, evitando assim a extensão de seqüelas muito severas e possíveis incapacidades;
- Oferece diagnóstico e atendimento clínico neuropediátrico em equipe interdisciplinar (Assitente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Neurológista, Psicólogo e Terapeuta Ocupacional );
- Encaminha a PdE através do Assistente Social aos benefícios garantidos por lei (passe livre, benefício de prestação continuada, cadeira-de-rodas, etc);
- Encaminha e articula os demais casos com toda rede de oferta disponível na cidade (ex: Programa de Saúde Mental - CAPS; Conselho Tutelar do Menor; PSF's; NASF; etc);
- Oferece avaliação pedagógica para inclusão escolar de acordo com a oferta da APAE Educadora ou escolas regulares locais;
- Oferece suporte Terapêutico à família e o incentivo a criação de Clubes de Mães, Auto-defensores, etc;
- Oferece oportunidade ao voluntário que quiser desenvolver seu trabalho em parceria com a equipe;
- Propõe-se a oferecer inclusão através do esporte, participação em competições regionais e olimpíadas paraespeciais;
- Propõe-se a oferecer inclusão pela arte com oficinas de artesanato e participação em festivais através coordenação de artes, articula-se em conjunto com a coordenação a seguir;
- Propõe-se a oferecer avaliação para integrar a PdE em oficinas terapêuticas ou ocupacionais, de produção, de trabalho (pré-profissionalizantes, profissionalizantes, cursos), protegidas ou não, inclusão a empresas através da Coordenação de Educação Profissional;
- Propõe-se a oferecer Reabilitação com Base na Comunidade (RBC), aqueles portadores de deficiência que por dificuldades de acesso estão impedidos de chegarem a nossa instituição sem contudo deixar de fazer parte da Associação.
A
APAE Educadora:
- Oferece classe especial (em média 15 alunos por turma) visando atender mais de perto as necessidades individuais, da creche ao ensino fundamental do 1º ao 5° ano e educação de jovens e adultos (em APAE’s mais antigas têm se estendido até 9o ano);
- Oferece sala de recursos para deficientes visuais, auditivos e neurológicos;
- Propõe-se a oferecer o ensino itinerante (que acompanha o aluno alfabetizado encaminhado ao ensino regular);
- Propõe-se a oferecer oficinas pedagógicas;
- Oferece Brinquedoteca, que são acervos de brinquedos e jogos que têm como objetivo desenvolver atividades lúdicas e emprestar material lúdico e brinquedos. "Sua filosofia é a de que brincar é um direito da criança e que isso lhe proporciona uma série de aquisições desenvolvimentais que a convidam a explorar, sentir e experimentar" (MORAIS, 1999);
- Oferece Supervisão Pedagógica, Consultoria Terapêutica Ocupacional, Fonoaudiólogica e Suporte Psicológico aos professores;
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