domingo, 4 de novembro de 2012

ADEQUAÇÃO POSTURAL E ACESSIBILIDADE

Indicar, medir, orientar o uso ... tudo isto é tarefa do Terapeuta Ocupacional. Sim, orientar o uso, quer dizer ADEQUAR A POSTURA, adequação postural é outra função não só em relação a cadeira de rodas para pessoas com deficiências mas pessoas em geral, a boa postura favorece o desempenho da atividade, seja ela qual for. Seja qual cadeira for. Para a realização de atividade do cotidiano, seja nas atividade da Vida Diária ou nas Atividades Instrumentais da Vida Prática, Trabalho e Lazer.
A adequação postural e importante, pois a cadeira é a extensão do próprio corpo da pessoa e como tal ela deve se sentir bem em relação à ela, em relação a seu corpo. Cada um apresenta necessidades distintas e é isso que o Terapeuta Ocupacional vai garantir, que as medidas se ajustem a cada pessoa, bem como a indicação adequada para a atividade a desempenhar, bem como adequar a postura, ajustes, repousos, transferências, etc.  
Outro aspecto a ser garantido é a acessibilidade da pessoa não só à cadeira como ao ambiente, eliminando as barreiras ambienteis e atitudinais de acordo com as normas da ABNT. 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: