sexta-feira, 23 de março de 2012

RECURSOS OCUPACIONAIS

Acabei de falar em diagnósticos, inevitável. Mas, um dos grandes diferenciais da TERAPIA OCUPACIONAL enquanto profissão é conhecer o homem como um todo e inclusive seus corpo e o mal funcionamento dele, para então interagir com a atividade seu principal recurso ocupacional. Vamos entender como se da essa interação:
Há o grupo dos que acreditam que a "arte* é uma terapia". Porém a profissão tem sua base biomédica, com influências antropológicas, psicológicas e sociais, que direcionam a conduta terapêutica utilizando técnicas ocupacionais. O profissional é um entendedor/mediador do material/ferramentas e sua relação com o indivíduo. O enfoque não está na arte, a arte é um dos recursos expressivos utilizados dentro da técnica, mais especificamente na área de saúde mental, daí PSICOTERAPIA OCUPACIONALExiste ainda a técnica ARTETERAPIA, que é utilizada de modo semelhante pela psicologia. 
LUDOTERAPIA: Técnica utilizada pela profissão, bem como por outras profissões, que trabalham principalmente com crianças e que utiliza como recurso terapêutico o lúdico/brincar*
LABORTERAPIA: Técnica utilizada pela profissão, que utiliza o trabalho como forma de tratamento, considerando a história ocupacional do indivíduo, habilidades e interesses e não única e exclusivamente para combater o ócio/passa tempo*.
CINESIOTERAPIA: Técnica utilizada em profissões que trabalham o corpo através do movimento e tem no histórico acadêmico: cinesiologia e cinesioterapia aplicada a elas. Algumas pessoas concluem que ao fazer exercícios irão fazer fisioterapia*; quando na verdade a técnica é comum, porém aplicadas com recursos físicos (FT) ou ocupacionais (TO)
Para distingui-la da outra profissão, algumas pessoas tendem a simplificar reduzindo a profissão a "Terapia da Mente*." Não sabendo que o T.O tem uma formação global do corpo humano e do ser humano. Embora receba um paciente com queixa específica em qualquer parte do corpo humano, sua visão deste paciente irá abranger aspectos: físicos, mentais e sócio ocupacionais.


Há ainda técnicas que podem ser desenvolvidas pelo profissional que tenha curso de ACUPUNTURA, EQUOTERAPIA, INTEGRAÇÃO SENSORIAL, dentre outras.
_____________________________________________________________________
*Muitas vezes, leigos e até intelectuais (para nossa surpresa) cometem equívocos contra a profissão tentando explicar e acabam por reduzi-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: