terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MINHA TEORIA DE LEIGOS E ATÉ INTELECTUAIS.

Minhas boas vindas a este blog falam exatamente da minha motivação para escrevê-lo:  LEIGOS e até ditos INTELECTUAIS, desconhecem a TERAPIA OCUPACIONAL.
Por: Leidiane queiroz

No mesmo dia em que a imagem acima foi editada e postada publicamente, uma personalidade pública comete um erro atros em rede nacional,  logo abaixo: 

Por: Leidiane queiroz

Você Pedro Bial, juntamente com a Globo tem agora um bom motivo para se redimir fazendo um programa inteirinho como por exemplo um Globo Repórter sobre a profissão, assim a Globo aproveita e corrige todas as vezes em que suas novelas informaram equivocadamente sobre o assunto. 
Salvo Viver a vida em que buscaram orientação na ABBR e as Tecnologias da Expasão! Existem muitas outras instituições sérias por aí como a AACD, a Rede Sarah, etc. emfim, uma infinidade de espaços de T.O.  
 _ Não sabe o que é TERAPIA OCUPACIONAL? Então vai se informar! 

T.O's ENSINEM AÍ P'RO CARA! QUE ORGULHO DESSES COLEGAS!!

"O T.O, numa situação onde a pessoa apresente perda total ou parcial da sua capacidade de independência ou de gerenciamento nas atividades do dia a dia; desde atividades mais simples, como comer, escovar os dentes, ler, escrever, tomar banho, andar, brincar, etc; como coisas mais complexas: dirigir, ir ao mercado, gerenciar dinheiro, realizar ligações, uso do computador, etc;... para isso o profissional avalia o Desempenho Ocupacional do sujeito, suas demandas, suas perdas, o que ele consegue fazer, etc, traça um plano de tratamentoseleciona e analisa as atividades e intervem orientando, treinando funções, adaptando objetos, estimulando toda a parte sensorio-perceto-motora e cognitiva, dentre muitas outras coisas, conforme o caso.... isso é manter a qualidade de vida da pessoaa gente só vai sentir falta de alguma coisa, quando a perdemos... e a dor da perda, causa sofrimento... o terapeuta ocupacional tenta mostrar para a pessoa que ainda tem jeito de continuar a vida, mesmo que não seja como antes!" (R.Z)   

 "Pela experiencia de 20 anos de profissão aprendi a não dar passagem a qualquer comentário de pessoas ignorantes sobre a minha profissão. Hoje me respeito e sou respeitada por que assim eu determinei. Nossa profissão é linda, necessária e reconhecida. Muito mais do que fazer crochê, que pode até ser usado com cunho terapêutico dirigido e analisado devidamente para um fim." ... "A atividade humana é muito mais do que as ocupações aleatórias e sem significados e que não modificam em nada a vida do indivíduo. O Brasil quando chegar ao nivel de paises europeus onde nossa profissão é bastante valorizada, esse tipo de discussão não terá mais espaço. Acreditem estamos na vanguarda!" (Dayse Almeida)

"Infelizmente, a maioria das pessoas tem um conceito de T.O baseado no senso comum, nem todo mundo gosta de ler, de pesquisar e saber mais a fundo o que tal coisa significa, apenas vai se seguindo o que os outros falam e assim vai se tornando uma 'verdade coletiva'. Os grandes nomes da nossa história foram aqueles que questionaram, pesquisaram, e através disso mudaram conceitos e 'verdades', não somos apenas profissionais da saúde, somos antes de tudo cientistas da ocupação humana e podemos demostrar através da nossa prática e de nossas teorias que nao são alienantes. Quem um dia precisou de um TO sabe o quanto esse profissional pode também colaborar para a melhor qualidade de vida. Quanto aos conceitos que nos dão... bom ai vai de cada um, ou vamos pesquisar melhor para saber as coisas, ou continuar na ignorância aceitando passivamente as 'verdades' que os outros nos pregam... vamos sair da ignorância, vamos pensar, questionar e pesquisar... qualquer coisa o google pode ajudar"... (R Z)