sábado, 10 de dezembro de 2011

SEMANA DA ACESSIBILIDADE

Já estou a algum tempo ensaiando pra falar sobre acessibilidade. Na verdade são vários os assuntos que estão batendo a porta, mas conciliar trabalho e os vários desafios da mulher moderna dá trabalho e gosto de me dedicar aos textos com carinho. Estamos exatamente na semana Nacional da Acessibilidade e Valorização da pessoa com deficiência de 04 a 10 de dezembro e então não poderiamos adiar mais. Então vamos lá!
O tema da semana deste ano trás: "Ir e vir direito de todos - Acessibilidade também!
Vamos destrinchar algumas palavrinhas abaixo para nossa compreenssão antes de chegar ao nosso objetivo final:
Acesso: ingresso - entrada, aproximação, possibilidade de alcançar; cominidade - trato social; passagem.
Acessível: Uma forma mais fácil de resolver algo. De simples compreensão.
Acessibilidade: Condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. 
Quando esse assunto entra em pauta todos logo pensam na acessilbilidade física. Parece ser a que mais transtornos causa, por estar visível ao olhos de todos ou pela falta de visibilidade de rampas de acesso, calçadas em mal estado de conservação, escadas por todos os lados, etc. 
Trago aquí novamente um trecho já conhecido nosso: "as atitudes da sociedade e o nosso ambiente que necessitam mudar".
Precisamos pensar num processo que contribua para a contornação de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos, (expaços internos e externos, equipamentos, aparelhos e utensílios, mobiliário e meios de transporte) nos procedimentos técnicos e também na mentalidade de todas as pessoas, portanto da própria pessoa com deficiência. E também no acesso ao mercado de trabalho, à educação, ao lazer e recreação, aos esportes, nos transportes, etc. Quando isso acontece, podemos falar em empresa acessível, educação acessível, no lazer e recreação acessíveis, esporte acessível, no transporte acessível e assim por diante.
Muitas vezes, pequenas reformas podem ser efetuadas visando proporcionar esse acesso. Rampas no lugar de escadas, pisos antiderrapantes, portas mais largas, corrimãos adequados podem ser tudo o que é necessário em alguns lugares.
Os direitos das pessoas deficientes são exatamente os mesmos dos demais cidadãos. Daí no tema acima: DIREITOS DE TODOS, ACESSIBILIDADE TAMBÉM! O que ocorre, no entanto, é que para os deficientes execerem muitos desses direitos torna-se indispensável à adoção de medidas especiais. O exercício pleno do direito de ir e vir das pessoas com deficiência, por exemplo, quase sempre depende da remoção das barreiras ambientais.
Este direito permeia quase todos os outros. A eliminação de barreiras ambientais é fundamental para que uma pessoa com deficiência possa inserir - se na sociedade e exercer de forma integrada os seus direitos de estudar, locomover-se, divertir-se, praticar esportes, trabalhar etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: