domingo, 4 de dezembro de 2011

ACESSO AO VOTO E O FUTURO É HOJE E AGORA?

           O direito de VOTAR e ser VOTADO, embora seja assegurado legalmente às pessoas com deficiência, muitas vezes é um direito cercado por barreiras físicas ou atitudinais. Só recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral garantiu que os eleitores portadores de deficiências solicitem a transferência de seus títulos para seções sem barreiras arquitetônicas. Mas, para obter o êxito desejado, esta medida ainda carece de divulgação mais ampla.
No âmbito internacional, a ONU – Organização das Nações Unidas foi provavelmente a primeira entidade a cunhar explicitamente a expressão uma sociedade para todos, pois ela está registrada na resolução 45/91 da Assembléia Geral das Nações Unidas, ocorrida em 1990. Desde então os documentos da ONU vêm relembrando constantemente a meta de uma sociedade para todos.  Quando um dos texto de referência aquí citados foi escrito previa-se para em torno do ano 2010 esta sociedade.  
O futuro é hoje e agora? Já passamos da data prevista  e e até hoje estamos muito longe desta tão sonhada sociedade. Ainda há muito o que se fazer!

Bibliografia:

Associação Brasileira de Normas Técnicas, Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamentos Urbanos. Fórum Nacional e Normalização, Belo Horizonte,1996.
CRESPO, Ana Maria Morales; Pessoas com deficiência e a construção da cidadania, (Jornalista e presidente do conselho  de vida independente Araci Nalin), Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais, Semana do  Excepcional 2001.   
FILHO, José Almeida Lopes; O direito de ir e vir com independência, (Arquiteto Especialista em acessibilidade, Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais, Semana do  Excepcional 2001.   
OLIVER, Fátima Corrêa, et al; Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC)-Projeto Jardim D’abril, Federação das APAEs do Estado de Minas Gerais, Semana do  Excepcional 2001. 
                       SASSAKI, Romeu Kazumi; Construindo a sociedade para todos, Rio de Janeiro, WVA, 1997. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: