São acervos de brinquedos e jogos que têm como objetivo desenvolver atividades lúdicas e aquí orientar material lúdico e brinquedos. "Sua filosofia é a de que brincar é um direito da criança e que isso lhe proporciona uma série de aquisições desenvolvimentais que a convidam a explorar, sentir e experimentar" (MORAIS, 1999)
Observo
que as pessoas tem muita dificuldade na hora de escolher um brinquedo,
seja como um presente ou como indicação adequada a cada criança. É muito
comum se repetirem por exemplo sempre dando bonecas a todo ano; com os
menino imagino que seja também igual, sempre bola ou carrinho... e dá
até p'ra fazer um gancho naquela idéia preconceituosa de que menino não
brinca de boneca, ou que menina não brinca de carrinho. Imagina?!! É
ótimo que brinquem!!!
Estamos
na era em que mulher dirige e trabalha fora, além de tudo que já faziam
em casa, pois brincaram de casinha e de boneca. E os meninos não podem
nem devem ficar atrás precisam aprender a ser bons pais de família,
colaboradores e cooperadores na relação familiar, brincando de boneca e
de casinha. Por que não?!!
Nesta
página tenho o objetivo de mostras que os brinquedos são todos
ARRUMADINHOS IDADE POR IDADE. E além de se livrar desta idéia retrógrada
da suposta sexualidade dos brinquedos, você leitor também poderá
escolher melhor quando for presentear.
*
A criança descobre a visão: luz, distância e cor. Ela começa
distinguindo primeiro pelo que está mais longe, para numa segunda fase
perceber o que está mais perto.
*
A criança toma conhecimento das formas, dos movimentos, das cores.
Descobre os sons e prefere os agradáveis, por que seu sistema auditivo é
muito sensível.
*
No final do primeiro semestre de vida, a criança começa a querer
sentir as formas. Para esta fase, os brinquedos devem ser leves, porque a
criança não domina integralmente a sua capacidade motora.
* Alguns exemplos: móbiles, bolas coloridas, João-bobo colorido, brinquedos sonoros (chocalhos) bichinhos de borracha mole.
* É a fase da descoberta do tato e, com ele, das formas, dos materiais, dos pesos e das texturas dos objetos.
*
A criança quer pegar, segurar, apertar: isto é, sentir o objeto. No
final do período a criança começa a levar os objetos à boca.
*
Nesta fase, os brinquedos devem ser de diferentes materiais e texturas,
como panos, madeira, borracha, vinil, etc. Devem ser coloridos, em
peças destacáveis e sem lados pontiagudos que possam machucar.
* Alguns exemplos: bichinhos de borracha para levar a boca, brinquedos de praia, etc.
* A qualidade não tóxica dos materiais é condição de seleção do brinquedo.
*
Nascem os dentes, e com eles, a criança ganha um instrumento para
rasgar, morder, testar a resistência dos materiais. Em seguida a criança
começa a usar mais a boca para falar e menos para morder ou rasgar.
*
Com tudo a grande característica desta fase é a tentativa da criança de
dominar o espaço onde se movimenta. É aqui que as atividades de ir,
voltar, correr, subir, descer, abrir e fechar se manifestam com grande
intensidade.
*
Para esta idade, são aconselháveis todos os brinquedos que ajudam a
motricidade da criança, como brinquedos de subir e descer, de puxar e
empurrar, de abrir e fechar, brinquedos leves de encaixar, cavalinhos,
velocípedes e jipinhos.
*
É a fase dominada pela compreensão das formas – triângulos, retângulos,
etc. – e pelas construções – empilhamento, encaixe, modelagem. O
tamanho das formas deve diminuir à medida que a idade da criança
aumenta.
* É a idade dos brinquedos de empilhar e encaixar, kits de construção e modelagem simples.
* O brinquedo deve ser preferencialmente indiferenciado, isto é, permitir múltiplas combinações à criança.
* A criatividade da criança aumenta rapidamente. Ela começa a dramatizar o que vê no dia-a-dia.
* É a fase da fantasia, da invenção e da imitação de situações conhecidas, ou criadas pela imaginação.
*
Brinquedos que respondem a essa fase, são carrinhos, bonecas,
personagens, brinquedos de faz-de-conta, como dar banho na boneca,
panelinhas, xicrinhas, imitação de profissões, etc.
* É uma boa idade para a criança trabalhar com tintas e massas de modelar.
*
É a fase que a criança começa a acumular conhecimento. Inicialmente,
ela faz isso ainda em bases muito ligadas a coisas concretas que
aprendeu no período anterior.
*
A criança ganha mais atenção e concentração. Isso lhe permite dominar
atividades de construção com peças menores. Começa progressivamente a
ser “social”. * Até o inicio desta fase ela brinca sozinha, mesmo
quando brinca em grupo. Não há trocas e não há regras – ou se estas
existem e a criança perde, seu reflexo é mudá-las.
* No final desta fase, começa a perceber e aceitar regras.
*
Brinquedos recomendados: jogos de construção com peças menores,
materiais de modelar e desenhar, jogos de figuras, ferramentas e outros
utensílios ligados a profissões e utensílios de cozinha, jogos lúdicos
com regras.
*
A criança desenvolve suas capacidades de reflexão e de memória,
passando do concreto para o raciocínio abstrato. Por exemplo, tem noção
de número e letra.
* Domina completamente sua motricidade. Começa a definir individualmente seus interesses.
* Aprende a perder um jogo, a aceitar regras, a conviver em grupo.
*
Para esta fase, os melhores brinquedos são os jogos de raciocínio,
memória e competição, instrumentos musicais, teatro, brinquedos motores,
como carros à pilha ou fricção, jogos de destreza, como futebol de
botão.
*
Os interesses da criança se definem na individualidade de cada um. Há
crianças mais motoras – que gostam mais de esportes, por exemplo - e
crianças mais intelectuais – que preferem jogos estratégicos videogames,
microcomputadores.
* Brinquedos: jogos de estratégia, de destreza e precisão, jogos eletrônicos.
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