segunda-feira, 5 de março de 2012

E ONDE ENTRA A TERAPIA OCUPACIONAL?

Tivemos 3 momentos distintos: uma definição neurológica, uma orientação em saúde e uma reflexão minha. Gosto sempre de introduzir os temas que posto com um editorial. Não consigo deixar de dar a minha impressão sobre cada assunto, se estou certa ou errada vocês meus leitores  podem me dar um Feed back através do comentário.  Se está parecendo receita alguém me avise por favor!

E onde entra a Terapia Ocupacional? Entra com o nosso conteúdo de psicologia, com a bagagem de experiência pessoal além da teoria e prática profissional.  No caso dos textos acima, a Terapia Ocupacional está presente com informação em saúde, postura ergonômica corporal de socorro e orientação em saúde e uma contribuição da visão reflexiva do profissional que é mais que um técnico do fazer. Tem a ótica sociológica, psicológicafisiológica e funcional que envolve um dado diagnóstico.
No caso da Epilepsia, a atuação clínica irá se basear  nos achados da avaliação realizada de modo individual à cada caso = diagnóstico + indivíduo de posse do diagnóstico. Poderá ser desenvolvido a partir daí uma abordagem cognitiva ou de saúde mental e ou até de cuidados paliativos, em função da demanda, necessidade e interesse do sob seus cuidados. O profissional tem autonomia para direcionar sua terapêutica ocupacional e as atividades desenvolvidas em um processo terapêutico irão variar de pessoa para pessoa e não em função do diagnóstico somente. 
Portanto, mais uma vez não existe atividade "X" é bom para isto, ou aquilo, não se receita atividade. Há não ser que você leitor assim como eu seja um Terapeuta Ocupacional, e já tenha realizado uma avaliação pormenorizada da pessoa sob seus cuidados.
E DE ACORDO COM O CÓDIGO DE ÉTICA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL TAMBÉM! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: