sexta-feira, 30 de março de 2012

Como surge uma profissão?

Diante desta imagem ... eu lhe pergunto, estaríamos nós aqui nesta nesta troca de informações se meu instrumento para a escrita deste blog fosse uma máquina destas? 

Assim como a máquina, o homem evoluiu ... bem como as profissões. Quantas delas historicamente relatadas como no livro "doenças ocupacionais" já não existem mais, quantas se aprimoraram como por exemplo a profissão de escrivão. Ao entrar num cartório, não vemos mais aqueles livros enormes, bordados à mão com um caligrafia primorosa e rebuscada - causava a caibra do escrivão. Hoje está diante do escrivão e seus escriturários: o computador que se não for devidamente usado também poderá causar uma tendinite, síndrome do túnel do carpo ou algo similar - as famosas L.E.R (Lesões por esforço repetitivo) ou as D.O.R.T. (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho). Dei este exemplo, porque está imagem da máquina datilográfica em contraposição ao computador seja ele ou não um Notbook causa um contraste reflexivo, podendo todos nós constatar no momento da leitura deste texto. Em um outro momento quero adentrar com mais detalhes no universo das doenças ocupacionais, que nós revelam muitas curiosidades e saberes pouco conhecidos de muitos leigos.

Assim as profissões necessitam evoluir. E que bom!!!

Uma das profissões mais antigas do mundo é a respeitosa Medicina. Evolui de forma assustadora, trazendo técnicas avanças para a clínica e a cirurgia. Vamos tirar o chapéu! Mas da mesma forma, evoluiu tanto que deixou de dominar outros saberes paralelos que perdem o foco da medicação.
Recentemente assistindo ao vídeo da campanha da fraternidade deste ano soube que das primeiras profissões a chegar no Brasil na forma de curso superior foram Medicina e Farmácia. Pensando nisto, o que seria da Medicina se não fossem os manipuladores de remédios - os antigos boticas, como seriam realizados os exames sem os Bioquímicos? A medicina por sim bastaria? Provavelmente, a Farmácia e Bioquímica, evoluíram à partir da Medicina, devido à sua especificidade não ser aplicável, dentro da mesma.
Outra profissão muito antiga, oriunda de uma das especialidades da Medicina é a psicologia que evolui à partir da psiquiatria/psicanálise. Como tratar a psique além da aplicabilidade medicamentosa, daí a escuta, a valorização da fala do indivíduo, da expressão do mesmo.  
Em algum momento da história que eu não conheço bem, surge a Enfermagem para auxiliar o indivíduo exatamente pelas especificidades médicas não permitirem, ou a pouca disponibilidade de um médico exigir um profissão que se dispusesse ao cuidado. A enfermagem pelo menos a nível de Brasil só a bem pouco tempo se organizou de forma a evoluir de auxiliar/técnico e nível superior.
A indicação de atividades como tratamento vem de tempos muitos remotos. Filha da Medicina e Enfermagem como já descrevi, a Terapia Ocupacional surge nos EUA no inicio do século passado, já caminhando para o centenário, tendo se organizado já há algum tempo no processo de extinção de auxiliares e técnicos juntamente com a Fisioterapia, na sua unica forma permitida a nível de Brasil, como profissional de nível superior. Entende-se por Terapeuta Ocupacional aquele que domina a função ocupacional/atividade e prescreve atividades. E por Fisioterapeuta aquele que domina as fisiologia corporal e aplica recursos físicos. Como pode um profissional prescrever atividades sem se aprofundar nos estudo delas?
Outra área antes orientada por médicosque deu um grande salto, foi a Nutrição. Desta sou fã! Quantas contribuições significativas, quanta tecnologia de ponta, quantos avanços! Enquanto detida apenas por eles o que evoluiu significativamente?! Ou agora médico vai para cozinha fazer experiências cientificas?
Sem falar na Odontologia, na Fonoaudiologia, etc.
É bem possível que tenha me esquecido de alguma profissão tão importante quanto todas aqui. E que nenhuma tenha  pretensão de sucumbir a outra, não fosse importante alguma, não teria surgido. E aquela que se julgar superior simultaneamente também é anti ética. Que cada área do saber seja valorizada e respeitada e que uma ao invadir o espaço que é da outra tenha sempre claro seu limite, sabendo ainda que o maior prejudicado é o indivíduo por ele tratado, que com certeza irá ser prejudicado pela limitação de cada profissão.

Que cada uma aqui possa evoluir a fim de ajudar o homem cada dia mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: