terça-feira, 20 de março de 2012

Sim ele podem!


Nesta quarta-feira dia 21 de março será comemorado mais um Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida em função de se tratar de uma Síndrome Genética em que foi detectada uma anomalia no par de cromossomos de número 21, isto é: a "trissomia do cromossomo 21", daí temos março mês 3 e dia 21.
Pessoas com síndrome de Down no passado foram escondidas e ainda podem infelizmente estar excluídas da sociedade. E isto sempre depende muito da parceria que a família desempenha na inclusão. Quem inicia a inclusão é a família. Mas ...
O panorama de muitos vem sendo mudado; pessoas com esta síndrome estão progressivamente vivendo mais e mostrado seu potencial para a sociedade, seja através da natação, do judô, da dança, da música cantando ou tocando um instrumento musical. Casando e tendo filhos. 
Não é preciso ir muito longe ... Outros são incluídos no mercado de trabalho, dentro da sua própria realidade e região, aqui por perto numa cidade visinha temos um que trabalha em uma farmácia. E em Manhumirim onde trabalho há um trabalhando em uma pet shop diretamente com os cães.
Há outros históricos a nível nacional de pessoas assim morando sozinhos, depois da perda dos pais e se virando de modo independente. No Brasil já existem professora, atores e também uma madrinha de bateria de escola de samba e repórter - a primeira repórter do mundo que já foi entrevistada até pelo Jô Soares. Recentemente um rapaz passou em um vestibular em uma universidade pública. Já temos dois longas metragem protagonizados por Down's ... e assim eles vem ganhando espaço.
A mensagem principal é que tendo as mesmas oportunidades que outros eles podem. Sim eles podem!
Dia 21 de março - Um dia de vencer barreiras! Tomemos consciência ...
A inclusão no mercado de trabalho e muito mais que isso, em todos os aspectos da vida é sempre o olhar, a atenção e ação do Terapeuta Ocupacional. 

Um comentário:

  1. Reuven Feuerstein, criador da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural, mudou o "status quo" da pessoa com Síndrome de Down em Insrael. Lá essas pessoas são professores universitários. Em alguns casos, para evitar constrangimentos, são feitas pequenas cirurgias nos olhos para evitar os sinais característicos. Segundo os adeptos, facilita neste mundo ainda não "comprrensivo" a autonomia da pessoa com síndrome de down, que chegou a esse nível de conhecimento.
    Partindo da premissa que qualquer cérebro é ilimitado na sua capacidade de aprendizagem esse estudioso está apresentando ao mundo resultaldos impressionantes.
    Fica aqui no seu blog, esta oportunidade de divulgar aquele que salvou milhares de crianças vítimas do holocausto, do legado complexo mental que apresentavam, entre eles, centenas de crianças com síndrome de Down. Abraço grande. Gisleine M Philot

    ResponderExcluir

Não esqueça de comentar: