sexta-feira, 30 de março de 2012

Como surge uma profissão?

Diante desta imagem ... eu lhe pergunto, estaríamos nós aqui nesta nesta troca de informações se meu instrumento para a escrita deste blog fosse uma máquina destas? 

Assim como a máquina, o homem evoluiu ... bem como as profissões. Quantas delas historicamente relatadas como no livro "doenças ocupacionais" já não existem mais, quantas se aprimoraram como por exemplo a profissão de escrivão. Ao entrar num cartório, não vemos mais aqueles livros enormes, bordados à mão com um caligrafia primorosa e rebuscada - causava a caibra do escrivão. Hoje está diante do escrivão e seus escriturários: o computador que se não for devidamente usado também poderá causar uma tendinite, síndrome do túnel do carpo ou algo similar - as famosas L.E.R (Lesões por esforço repetitivo) ou as D.O.R.T. (Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho). Dei este exemplo, porque está imagem da máquina datilográfica em contraposição ao computador seja ele ou não um Notbook causa um contraste reflexivo, podendo todos nós constatar no momento da leitura deste texto. Em um outro momento quero adentrar com mais detalhes no universo das doenças ocupacionais, que nós revelam muitas curiosidades e saberes pouco conhecidos de muitos leigos.

Assim as profissões necessitam evoluir. E que bom!!!

Uma das profissões mais antigas do mundo é a respeitosa Medicina. Evolui de forma assustadora, trazendo técnicas avanças para a clínica e a cirurgia. Vamos tirar o chapéu! Mas da mesma forma, evoluiu tanto que deixou de dominar outros saberes paralelos que perdem o foco da medicação.
Recentemente assistindo ao vídeo da campanha da fraternidade deste ano soube que das primeiras profissões a chegar no Brasil na forma de curso superior foram Medicina e Farmácia. Pensando nisto, o que seria da Medicina se não fossem os manipuladores de remédios - os antigos boticas, como seriam realizados os exames sem os Bioquímicos? A medicina por sim bastaria? Provavelmente, a Farmácia e Bioquímica, evoluíram à partir da Medicina, devido à sua especificidade não ser aplicável, dentro da mesma.
Outra profissão muito antiga, oriunda de uma das especialidades da Medicina é a psicologia que evolui à partir da psiquiatria/psicanálise. Como tratar a psique além da aplicabilidade medicamentosa, daí a escuta, a valorização da fala do indivíduo, da expressão do mesmo.  
Em algum momento da história que eu não conheço bem, surge a Enfermagem para auxiliar o indivíduo exatamente pelas especificidades médicas não permitirem, ou a pouca disponibilidade de um médico exigir um profissão que se dispusesse ao cuidado. A enfermagem pelo menos a nível de Brasil só a bem pouco tempo se organizou de forma a evoluir de auxiliar/técnico e nível superior.
A indicação de atividades como tratamento vem de tempos muitos remotos. Filha da Medicina e Enfermagem como já descrevi, a Terapia Ocupacional surge nos EUA no inicio do século passado, já caminhando para o centenário, tendo se organizado já há algum tempo no processo de extinção de auxiliares e técnicos juntamente com a Fisioterapia, na sua unica forma permitida a nível de Brasil, como profissional de nível superior. Entende-se por Terapeuta Ocupacional aquele que domina a função ocupacional/atividade e prescreve atividades. E por Fisioterapeuta aquele que domina as fisiologia corporal e aplica recursos físicos. Como pode um profissional prescrever atividades sem se aprofundar nos estudo delas?
Outra área antes orientada por médicosque deu um grande salto, foi a Nutrição. Desta sou fã! Quantas contribuições significativas, quanta tecnologia de ponta, quantos avanços! Enquanto detida apenas por eles o que evoluiu significativamente?! Ou agora médico vai para cozinha fazer experiências cientificas?
Sem falar na Odontologia, na Fonoaudiologia, etc.
É bem possível que tenha me esquecido de alguma profissão tão importante quanto todas aqui. E que nenhuma tenha  pretensão de sucumbir a outra, não fosse importante alguma, não teria surgido. E aquela que se julgar superior simultaneamente também é anti ética. Que cada área do saber seja valorizada e respeitada e que uma ao invadir o espaço que é da outra tenha sempre claro seu limite, sabendo ainda que o maior prejudicado é o indivíduo por ele tratado, que com certeza irá ser prejudicado pela limitação de cada profissão.

Que cada uma aqui possa evoluir a fim de ajudar o homem cada dia mais!

Ninguém é tão bom quanto todos nós juntos!

Retroagir no tempo e na história. 
É isto que merecemos?

domingo, 25 de março de 2012

Achados e blogados

Quando me formei preparei uma carta de apresentação do meu trabalho e comecei a visitar alguns profissionais de áreas paralelas, afim de divulgar que estava atuando, bem como tornar conhecida a TERAPIA OCUPACIONAL. Como vêem já tinha o hábito de escrever ... além desta carta preparei uns fôlder's - ao longo do caminho a gráfica e eu perdermos os arquivos ficando eu apenas com um em papel, estou reorganizando-o faltando apenas algumas imagens para o reeditar.  
No post de ontem e de hoje reuni a ideia da carta e do fôlder.
Veja o que eu trouxe para vocês!   



À profissionais de áreas afins ...

Você sabia?
_Que 'quem tem um sonho não dança' mesmo tendo uma de doença terminal?  
_ Que a nova proposta para a Saúde Mental é acabar como os manicômios? 
_ Que o "deficiente" tem direito a trabalho escola e lazer?  
_ Que o Brasil é recordista em acidentes de trabalho?  
_ Que o tempo não para para quem envelhece?

Terapia Ocupacional é uma profissão voltada para saúde, educação, trabalho e lazer. Sua preocupação é ajudar o ser humano a realizar atividades do cotidiano, laborativas e de produção com independência e satisfação, melhorando assim sua qualidade de vida. 
Neste caso, o Terapeuta Ocupacional (T.O) irá acompanhar o indivíduo, identificando com este o que realmente o atinge neste período, impedindo o equilíbrio de sua saúde:
  • restaurando as capacidades perdidas e ou evitado novos déficits, promovendo novas formas de desempenho nas tarefas de sua vida diária; 
  • preservando a auto identidade e o contato com a realidade, propondo formas de alívio da ansiedade, uso correto do tempo, elaboração de conflitos internos, melhoria das relações interpessoais;
  • estimulando o indivíduo a compreender, problematizando sua participação social, ajudando-o no desenvolvimento de seus papeis sócio econômicos e culturais;
Esta é uma proposta de acolhimento e acompanhamento sistemático de encontro as necessidades e interesses do indivíduo, instrumentando-o no conceitos que tem de si, do mundo e de suas relações com este, de acordo do a avaliação terapêutica. 

Destina-se a todo indivíduo com dificuldade na adaptação à vida de relação e produção, com prejuízo na realização de atividades, seja ela as de vida práticaas de vida diária, o brincar o trabalho e o lazer
Assim objetivo:
  • colocar a disposição o atendimento clínico, com folhetos para sua divulgação;
  • abrir com outros profissionais o encaminhamento e discussão dos pacientes em comum; 
  • Colocar à disposição do indivíduo encaminhado outros procedimentos atribuídos ao T.O como avaliaçãoconfecção de órteses do MMSS e adaptaçõesorientação ao indivíduo e a família e atendimento externo e consultoria.
Espero com esta proposta responder as perguntas que rondam sobre o benefício desta "nova profissão" que tem a oferecer ao homem a descobrir-se e adequar-se à vida com melhor qualidade.  


sábado, 24 de março de 2012

TERAPIA OCUPACIONAL


É uma profissão da saúde do grupo da as terapias da reabilitação. E a arte e a ciência de ajudar o ser humano a realizar atividades do cotidiano e laborativas com Independência e satisfação.
Quem é este profissional?
É um profissional de nível superior que estuda profundamente a atividade humana como um todo e é carinhosamente chamado de T.O.
Quando procurar um T.O?
Esta procura pode ser espontânea ou e ou quando indicada por por outro profissional de área paralela. Por identificação de empecilho na realização de atividades devido à incapacidade transitória ou definitiva, gerada por traumas no organismo que afetem a função motora, sensorial, visual, auditiva, vestibular, perceptiva, cognitiva, afetiva e ou emocional; necessitando de habilitação física e psico social, para retorno a vida funcional adaptada e ao trabalho.
Como ele trabalha?
O Terapeuta Ocupacional irá acompanhar o indivíduo, identificando com este o que realmente  atinge neste período, impedindo o equilíbrio de sua saúde. Numa proposta de acolhimento e acompanhamento sistemático de encontro às necessidades e interesses do indivíduo adequando-as de acordo com a avaliação terapêutica.
AIVD
Utiliza a atividade com recurso terapêutico, seja ele de AIVP/Atividades instrumentais de vida prática, as AVD/Atividades de Vida Diária, o brincar, o trabalho e o lazer.
Seus procedimentos usuais são: avaliação e atendimento individual, grupal, domiciliar, hospitalar e externo; confecção e orientação do uso de órteses do membro superior, treino com próteses, adaptações  e tecnologias assistiva; orientação ao indivíduo e a família; consultoria (planejamento, analise da atividade e supervisão). 
Possibilidades de atuação do profissional:
Integração Sensorial; Reabilitação de atividades de vida diária/AVD's; prescrição e confecção de órteses; Adaptação de ambientes para pessoas com deficiência; Prescrição e adaptações de Cadeiras de Rodas; Terapia por Contenção Induzida; Arteterapia; Supervisão de Oficinas Terapêuticas; Psicoterapia Ocupacional; Adequação Postural; Avaliação de Desempenho Ocupacional; Terapia de mão; Prescrição de Tecnologia Assistiva.

SITUAÇÕES MAIS COMUNS

Neuropediatria: 
Paralisia Cerebral; Síndrome de Down, Rett; Mielomeningocele; Atraso no Desenvolvimento Neuro Psico Motor; Convulsões; Hidrocefalia, Microcefalia, Macro crania;  Artro gripose. 
Neurologia:
Parkinson; AVC/ Acidente Vascular Cerebral (derrame), EM/Escleroses Múltipla e ELA/Lateral Amiotrófica, Guillain Barré; Lesão Medular; TCE/ Traumatismo Crânio  Encefálico; DM/Distrofia Muscular; Epilepsia.
Geriatria e Gerontologia: 
Demências e Alzheimer. 
Psiquiatria:
Esquizofrenias; Autismo; TOC/Transtorno obsessivo compulsivo; Transtorno do humor, bipolar e etc; Depressão; Stress; Transtorno da ansiedade, afetivo e emocional.
Psiquiatria infantil:
Esquizofrenia infantil; Transtorno invasivo do desenvolvimento e TEA/Trastorno do espectro autista, Autismo;  TDA/Transtorno do Déficit de Atenção com ou sem hiperatividade; Transtorno de Conduta e Comportamental; etc.
Dermatologia:Queimados e hanseníase;
Oncologia, Infectologia, etc.
Reabilitação do membro superior em Ortopedia,Reumatologia,Neurologia periférica:
?
Distrofias; Tendinites e Epicondilites; Deformidades congênitas; Contratura de Dupuytreen ou Isquêmica de Volkman; Mão reumatoide e hanseniana;  Síndromes compressivas; Paralisia Braquial Obstétrica e Lesões do Plexo Braquial; Lesões dos nervos periféricos, dos tendões flexores e extensores, Reimplantes; Transferências tendinosas; Lesão do manguito rotator; Síndrome do impacto; Capsulite adesiva; Fraturas; Queimaduras e amputações; Artroplastias do ombro e da Metacarpo Falangianas; Instabilidade do Ombro, cotovelo e carpo = Terapia de mão 

sexta-feira, 23 de março de 2012

RECURSOS OCUPACIONAIS

Acabei de falar em diagnósticos, inevitável. Mas, um dos grandes diferenciais da TERAPIA OCUPACIONAL enquanto profissão é conhecer o homem como um todo e inclusive seus corpo e o mal funcionamento dele, para então interagir com a atividade seu principal recurso ocupacional. Vamos entender como se da essa interação:
Há o grupo dos que acreditam que a "arte* é uma terapia". Porém a profissão tem sua base biomédica, com influências antropológicas, psicológicas e sociais, que direcionam a conduta terapêutica utilizando técnicas ocupacionais. O profissional é um entendedor/mediador do material/ferramentas e sua relação com o indivíduo. O enfoque não está na arte, a arte é um dos recursos expressivos utilizados dentro da técnica, mais especificamente na área de saúde mental, daí PSICOTERAPIA OCUPACIONALExiste ainda a técnica ARTETERAPIA, que é utilizada de modo semelhante pela psicologia. 
LUDOTERAPIA: Técnica utilizada pela profissão, bem como por outras profissões, que trabalham principalmente com crianças e que utiliza como recurso terapêutico o lúdico/brincar*
LABORTERAPIA: Técnica utilizada pela profissão, que utiliza o trabalho como forma de tratamento, considerando a história ocupacional do indivíduo, habilidades e interesses e não única e exclusivamente para combater o ócio/passa tempo*.
CINESIOTERAPIA: Técnica utilizada em profissões que trabalham o corpo através do movimento e tem no histórico acadêmico: cinesiologia e cinesioterapia aplicada a elas. Algumas pessoas concluem que ao fazer exercícios irão fazer fisioterapia*; quando na verdade a técnica é comum, porém aplicadas com recursos físicos (FT) ou ocupacionais (TO)
Para distingui-la da outra profissão, algumas pessoas tendem a simplificar reduzindo a profissão a "Terapia da Mente*." Não sabendo que o T.O tem uma formação global do corpo humano e do ser humano. Embora receba um paciente com queixa específica em qualquer parte do corpo humano, sua visão deste paciente irá abranger aspectos: físicos, mentais e sócio ocupacionais.


Há ainda técnicas que podem ser desenvolvidas pelo profissional que tenha curso de ACUPUNTURA, EQUOTERAPIA, INTEGRAÇÃO SENSORIAL, dentre outras.
_____________________________________________________________________
*Muitas vezes, leigos e até intelectuais (para nossa surpresa) cometem equívocos contra a profissão tentando explicar e acabam por reduzi-la. 
Fonte:Avito

quarta-feira, 21 de março de 2012

Hoje é dia ...

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International como o dia 21 de Março, porque esta data se escreve como 21/3 (ou 3-21), o que faz alusão à trissomia do 21. A primeira comemoração da data foi em 2006. 
E isto a Terapia Ocupacional faz muito bem!

Projeto 21 por Flávia Alves


terça-feira, 20 de março de 2012

Sim ele podem!


Nesta quarta-feira dia 21 de março será comemorado mais um Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida em função de se tratar de uma Síndrome Genética em que foi detectada uma anomalia no par de cromossomos de número 21, isto é: a "trissomia do cromossomo 21", daí temos março mês 3 e dia 21.
Pessoas com síndrome de Down no passado foram escondidas e ainda podem infelizmente estar excluídas da sociedade. E isto sempre depende muito da parceria que a família desempenha na inclusão. Quem inicia a inclusão é a família. Mas ...
O panorama de muitos vem sendo mudado; pessoas com esta síndrome estão progressivamente vivendo mais e mostrado seu potencial para a sociedade, seja através da natação, do judô, da dança, da música cantando ou tocando um instrumento musical. Casando e tendo filhos. 
Não é preciso ir muito longe ... Outros são incluídos no mercado de trabalho, dentro da sua própria realidade e região, aqui por perto numa cidade visinha temos um que trabalha em uma farmácia. E em Manhumirim onde trabalho há um trabalhando em uma pet shop diretamente com os cães.
Há outros históricos a nível nacional de pessoas assim morando sozinhos, depois da perda dos pais e se virando de modo independente. No Brasil já existem professora, atores e também uma madrinha de bateria de escola de samba e repórter - a primeira repórter do mundo que já foi entrevistada até pelo Jô Soares. Recentemente um rapaz passou em um vestibular em uma universidade pública. Já temos dois longas metragem protagonizados por Down's ... e assim eles vem ganhando espaço.
A mensagem principal é que tendo as mesmas oportunidades que outros eles podem. Sim eles podem!
Dia 21 de março - Um dia de vencer barreiras! Tomemos consciência ...
A inclusão no mercado de trabalho e muito mais que isso, em todos os aspectos da vida é sempre o olhar, a atenção e ação do Terapeuta Ocupacional. 

segunda-feira, 19 de março de 2012

Cenas do próximo capítulo ...

"Acredito que as crianças deficientes sejam na verdade anjos, pois não conhecem o mal, as mentiras e a falsidade. Não somos nós que nos sacrificamos por essas crianças - como pretende uma certa retórica filantrópica - são elas que se sacrificam por nós. Descem à terra com olhos esplendentes para romper as couraças dos nossos corações e abri-los ao dom maior ao mais inaceitável: a gratuidade do amor." (Susanna Tamaro)


quinta-feira, 15 de março de 2012

Falando em TÉCNICAS e outras ...

A profissão de TERAPEUTA OCUPACIONAL é pautada sobre diretrizes de profissões que historicamente contribuirão para a formação da mesma, paradigmas, métodos, metodologias, técnicas, abordagens, etc. 
Enfim, a escolha não é aleatória existe uma lógica de raciocínios que levam a escolha da atividadeA ocupação/atividade é inerente ao homem e não algo que exista por si só. Quando a T.O propõe uma atividade ela espera que o indivíduo lance mão da sua capacidade práxica e transforme em ato suas funções estruturas corporais, tornando se ativo e participativo.
Ao escolher a atividade, leigos podem pensar em atividades domésticas, trabalhos manuais,  jogos de tabuleiro e até da atualíssima ocupação na internet, como em sites de relacionamento. Mas não é assim que se dá. 
Poderíamos exemplificar técnicas como o PSICODRAMANEURÓBICA, KABAT, ou BOBATH, ou ainda técnicas de RELAXAMENTO ou DANÇA;  Mas nenhuma delas serve exclusivamente como indicação sem conhecer o indivíduo por ela ocupado e sua inter relação com a mesma. Existem conceitos que se somam para determinar a escolha de um processo terapêutico. 
O terapeuta auxilia nessa escolha desta forma fazendo o diferencial da terapia. Sendo terapêutico aquilo que resultar dessa interação atividadeindivíduo - terapeuta, por isto TERAPIA OCUPACIONAL, e isto se dá por quem conhece sobre os três e sem um dos três não o é.  
Num dos posts recentes falei de saúde mental e corpo são. Para exemplificar como se dá essa relação dentro do que proponho neste texto, vou finalizar com uma contribuição de uma colega T.O que acabei de conhecer. Ela nós fala de um método inovador e que ainda assim não serve a todos ... descreve assim o método que aplica: 
"Muito mais do que exercícios posturais, o Método PILATES ajuda a escrever uma nova história no corpo. O cliente chega sem noção do seu corpo, apenas com a visão clara das suas dores. Aos poucos vai se apropriando de um corpo esquecido, sem voz. O Terapeuta Ocupacional vai ajudando este corpo ser amado. A cada inspiração ele vai nutrindo células e a cada expiração liberando as mazelas da vida. O espaço que existe entre o cliente e o terapeuta é uma doação impar. Um olhar investigativo e ao mesmo tempo um olhar solidário. Prima-se por simetria, retidão, um movimento perfeito. O método trás principios. Nossa vida as vezes anda sem norte. Precisamos ter inícios. Inícios que nos dão força para recomeçar, para pensar. Meditamos com o corpo quando estamos no auge dos movimentos que julgo inteligentes. Nosso corpo é respeitado. Ora trabalha com fluidez, ora relaxa, alonga... Não é uma receita, nem vale para tudo. Mas vale para o todo. Ouço relatos que parecem sons de caixinha de música: como durmo bem, não sinto mais dores, saio daqui sobre nuvens... Nosso papel, enquanto terapeuta, é exatamente este, o de permitir e estimular que estes sons vibrem diariamente nos ouvidos dos nossos clientes. A nossa postura é a inscrição do que se passa no nosso interior. Vista esta camiseta do PILATES e só troque quando voltar na próxima sessão!
  Dra. Isabel Teixeira/Terapeuta Ocupacional"

sábado, 10 de março de 2012

Você psico somatiza?


"Quando a boca cala.... o corpo fala!!!

Este alerta está colocado na porta de um espaço terapêutico.

- O resfriado escorre quando o corpo não chora.

- A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.

- O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.

- O diabetes invade quando a solidão dói.

- O corpo engorda quando a insatisfação aperta.

- A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.

- O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.

- A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.

- As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.

- O peito aperta quando o orgulho escraviza.

- A pressão sobe quando o medo aprisiona.

- As neuroses paralisam quando a criança interna tiraniza.

- A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.


Preste atenção!"

A CAMINHO DA SAÚDE MENTAL

Mais uma vez estou eu aqui na tentativa  de ampliar o leque de atuação da Terapia Ocupacional.
Vejo que cá estou eu entrando em terreno perigoso: o das doenças, vai que pega ... vai que cola?! Gosto de brincar com nos editoriais do blog, assim ... com as palavras. Mas, não gosto do terreno das doenças, mais especificamente da enfase sobre elas e vou tentar levar sempre minha linguagem no sentido de focar a saúde, acho que fiz isto até agora. Se não, estou tentando ...

Estamos entrado no terreno da saúde mental, outra área clássica da Terapia Ocupacional, no post de ontem já comecei a entrar devido a interface com a epilepsia. E hoje trouxe as doenças psicossomáticas, num trecho que não é meu mas representa muito bem o que acontece. Nosso corpo é assim! Se não o conhecemos bem, se não o respeitamos, se não damos vasão as nossas emoções, pensamentos, inconsciênte ... ele fala!!!
Enquanto a psicologia privilegia o falar oral/verbal a Terapia Ocupacional foca o olhar no fazer, na linguagem corporal que ele nos dá; seja através das posturas que ele adota ao longo de uma atividade ou da vida, diante de um problema seja de saúde ou não; seja nas manifestações através dos órgãos comprometidos, neste caso em especial é preciso levar encontra o histórico de doenças na família e a vulnerabilidade dos órgãos que foram colocados à prova/testados, ou não foram poupados ao longo da história de cada um. 
Saúde Mental está diretamente relacionada à Transtornos Mentais, mas não somos pedaços de um corpo, não somos fragmentos, somos humanos, somos inteiros, somos pessoas, somos indivíduos, somos cidadãos. Somos seres pensantes e errantes que sentem e que amam ou não, seres que interagem socialmente ou não. Sim, O corpo fala! Há um correio interno, nos enviando mensagens ... O correio do corpo! Porque O corpo tem suas razões ... E para fraseando uma T.O amiga deste blog "As vezes o que você precisa é mais do que só falar" (Érima de Andrade).
Numa auto avaliação, você pode perceber que se beneficiará dos serviços de um Terapeuta Ocupacional.

segunda-feira, 5 de março de 2012

EPLEPSIA - Saiba mais!

É uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Se ficarem restritos, a crise será chamada parcial; se envolverem os dois hemisférios cerebrais, generalizada. Por isso, algumas pessoas podem ter sintomas mais ou menos evidentes de epilepsia.
Em crises de ausência, a pessoa apenas apresenta-se "desligada" por alguns instantes, podendo retornar atividades em seguida. Em crises parciais simples, a pessoa experimenta sensações estranhas, como distorções de percepção ou movimentos descontrolados de uma parte do corpo. Ele pode sentir medo repentino, desconforto no estômago, ver  ou ouvir de maneira diferente. Se, além disso, perder a consciência, a crise será chamada de parcial complexa.
Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Tranquilize-a e leve para casa se achar necessário. Em crises tônico-crônicas, a pessoa primeiro perde a consciência e cai, ficando com o corpo rígido; depois, as extremidades do corpo tremem e contraem-se. Existem, ainda , vários outros tipos de crises. Quando elas duram mais de 30 minutos sem que a pessoa recupere a consciência, são perigosas, podendo prejudicar as funções cerebrais.
Exames como eletroencefalograma (EEG) e neuroimagem são ferramentas que auxiliam no diagnóstico médico. Tenha uma boa relação com seu médico para que coloque seus problemas francamente e sinta-se entendido e ajudado; siga o tratamento regularmente/corretamente não deixando de tomar a medicação e ou em horários aleátórios e não misture medicação sem consultar o seu médico.

(Texto redigido em conjunto com a Psicóloga  Patricia Francisca Oliveira Vaz)


Saiba mais: É HORA DE DAR UM BASTA NO PRECONCIETO!

Como posso ajudar?

POSIÇÃO CORRETA PARA O SOCORRO
Se você souber que a pessoa é epiléptica, não é necessário chamar um médico. Acomode-a no chão mesmo, em decúbito lateral (de lado), afrouxe suas roupas (gravatas, botões apertados), coloque algo sob sua cabeça, como uma almofada e se não houver  pode lançar mão de uma bolsa, ou se for possível você se abaixar, deite-a sobre o seu colo mantendo a cabeça protegida e de lado para que a língua não a sufoque e para que a saliva flua sem que seja aspirada para os pulmões e em seguida espere o episódio passar. Jamais segure os braços (membros) quando a pessoa estiver em crise, não tente conter seus movimentos que são involuntários, após a crise ela pode sentir dor em função desta contenção, deixe-a o mais à vontade possível, mas sempre mantendo-a em segurança.  
Depois da crise, lembre-se que a pessoa pode ficar confusa: tranquilize-a  e a leve para casa. Evite tocar no assunto, haja naturalmente no restante do dia como se nada tivesse acontecido (a pessoa geralmente fica envergonhada e podemos ajudar tornando o episódio menos evidente). O ideal que a pessoa  finalize o seu dia em repouso e a família avalie o que desencadeou  esta crise e tome medidas preventivas e conscientes.

O MAIOR PROBLEMA DA PESSOA COM EPILEPSIA É O PRECONCEITO!

Observando a rotina de um epilético ...

Os textos acima foram publicados no jornal da APAE de Mutum pela equipe de técnicos em saúde da clínica, em virtude da observação de que na maioria das vezes as pessoas não sabem lidar com a crise, lembrando que aqui estamos falando da crise epilética.
Existem outras crises que não veem ao caso aqui e agora. E há ainda há a simulação da crise epiléptica que é considerada uma conversão. Nota que não estou falando também da convulsão que é no caso de febre muito alta.
Há quem desencadeie até uma crise histérica ou de ansiedade ao presenciar um quadro epilético. Há pessoas que entram em pânico diante de uma crise e onde deveriam ajudar acabam por atrapalhar o socorro, neste caso o melhor seria se afastar de modo colaborativo.
Como assim? Quando uma crise acontece em ambiente escolar como é o no nosso caso - escola especial, o professor ou funcionário que não lide bem com a questão poderá ser muito útil convidado os demais presentes, muita das vezes os outros usuários do serviço a se retirar, levando-os para outro espaço da instituição e até mesmo outra atividade. Ficando neste espaço somente aqueles que irão ser realmente úteis. Pois há aqueles que de boa vontade e bem instruídos, ajudam muito. 
Já observamos também que alguns dos sob os nossos cuidados podem estar em outro ambiente tipo igreja ou velórios e numa manifestação como esta não serem socorridos por um profissional treinado para tal, ou não estar na presença de um familiar com experiência. Daí nossa reflexão e orientação.

É bom compreender que uma vez uma pessoa em crise, é porque não tomou sua medicação diária, ou fatores estressantes como morte e etc, estarem interferindo psicologicamente naquele momento em virtude do contexto; bem como se há continuidade das crises sem controle, não estar com a dose certa ou a medicação ideal ao seu caso. Procure orientação adequada, não deixe para depois! Fique atento! Orientações simples como esta podem fazer toda a diferença!!!

E ONDE ENTRA A TERAPIA OCUPACIONAL?

Tivemos 3 momentos distintos: uma definição neurológica, uma orientação em saúde e uma reflexão minha. Gosto sempre de introduzir os temas que posto com um editorial. Não consigo deixar de dar a minha impressão sobre cada assunto, se estou certa ou errada vocês meus leitores  podem me dar um Feed back através do comentário.  Se está parecendo receita alguém me avise por favor!

E onde entra a Terapia Ocupacional? Entra com o nosso conteúdo de psicologia, com a bagagem de experiência pessoal além da teoria e prática profissional.  No caso dos textos acima, a Terapia Ocupacional está presente com informação em saúde, postura ergonômica corporal de socorro e orientação em saúde e uma contribuição da visão reflexiva do profissional que é mais que um técnico do fazer. Tem a ótica sociológica, psicológicafisiológica e funcional que envolve um dado diagnóstico.
No caso da Epilepsia, a atuação clínica irá se basear  nos achados da avaliação realizada de modo individual à cada caso = diagnóstico + indivíduo de posse do diagnóstico. Poderá ser desenvolvido a partir daí uma abordagem cognitiva ou de saúde mental e ou até de cuidados paliativos, em função da demanda, necessidade e interesse do sob seus cuidados. O profissional tem autonomia para direcionar sua terapêutica ocupacional e as atividades desenvolvidas em um processo terapêutico irão variar de pessoa para pessoa e não em função do diagnóstico somente. 
Portanto, mais uma vez não existe atividade "X" é bom para isto, ou aquilo, não se receita atividade. Há não ser que você leitor assim como eu seja um Terapeuta Ocupacional, e já tenha realizado uma avaliação pormenorizada da pessoa sob seus cuidados.
E DE ACORDO COM O CÓDIGO DE ÉTICA DO TERAPEUTA OCUPACIONAL TAMBÉM! 

quinta-feira, 1 de março de 2012

Estamos em festa!

ANIVERSÁRIO DO TERAPIA OCUPACIONAL NA PRÁTICA

1 ano muito feliz!

Nas minhas férias do ano passado tirei um tempinho para bisbilhotar os blogger's de dois amigos queridos, um deles meu primo que me deu as primeiras dicas p'ra que pudesse começar, sendo ele um dos meus primeiros seguidores aqui. E gostando da brincadeira criei 5 blogger's onde 3 estão ativos e 2 estão em suspenso, temporariamente. Claro que comecei por este, que também é a minha menina dos olhos ... sobre a minha linda e querida profissão!

Preparei esta festinha aqui p'ra comemorar com você meu leitor a alegria de escrever, de perceber mais de 1 visitante no blog, de cada seguidor chegando, dos comentários ... das colegas T.O's aqui presentes através de seus blog's, daquele seguidor que é leigo, dos formadores de opinião e até intelectuais. Sem a interação com vocês este blog não teria vida. Com vocês divido estes Cupcake's com todo o meu carinho!


Terapia Ocupacional é viver a vida assim com alegria. E  comemorar as coisas boas da vida não tem preço! Dai preparei esta festinha com cara de T.O. 

Não fiquem com ciúmes, mas o primeiro  pedaço de bolo vai para alguém que se tornou muito especial, dona também de um blog que me encantei, passei a seguir, veio me visitar e ficou. Esta sempre presente através dos comentários, puxa minha orelha quando necessário: Érima de Andrade, este pedaço é seu.  

Quero agradecer ainda a presença da Gisleine M. Pillot da Expansão e Ana Carolina Castro duas outras T.O's que se tornaram grandes companheiras em todos os espaços da internet. Felicidades para o blog de vocês e contem comigo sempre!
Não posso deixar de agradecer aos meus irmãos, primos e amigos que torcem e vibram com o blog, afinal o blog é p'ra eles e  por eles também.
Aproveitem a festa!!!