quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Hoje é dia ...

Hoje é o dia raro! Baresi: Entre 6 e 8% da população mundial são afetados por uma doença rara. Ou seja, por exemplo, cerca de 3 milhões de pessoas na França, 27 milhões na Europa e 27 milhões na América do Norte. No Brasil, ainda que não existam dados mensurados, estima-se que há cerca de 13 milhões de pessoas afetados diretamente por doenças raras. Um terço disto morre antes dos cinco anos de idade, a maioria maciça, sem sequer alcançar um diagnóstico. 

TERAPIA OCUPACIONAL ATUANDO AQUI PRECOOCEMENTE !
FONTE: Instituo Baresi.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

REABILITAÇÃO, Sim Senhor!


Durante todo esse tempo do blog passeei por várias áreas da Terapia Ocupacional (T.O) tentando definir a profissão de várias formas, mas inevitavelmente ainda não havia falado da reabilitação. Hoje pretendo resumir com todas as imagens abaixo a área de  minha maior paixão. A reabilitação engloba um conjunto que num todo significa o bem estar do indivíduo que é foco do fazer terapêutico ocupacional. Quando uma clientela oriunda da Traumato Ortopedia, Reumatologia e Neurologia chega até nós, estaremos direcionando o foco terapêutico no intuito de reabilitar. 
A reabilitação vista sob a ótica da T.O engloba a reabilitação do membro afetado (Superior ou Inferior), não deixando de observar e orientar a postura ergonômica corporal do indivíduo durante e para a realização da atividade. Historicamente a T.O assumiu a reabilitação do membro superior devido à demanda da funcionalidade do mesmo para a execução de uma atividade tanto do ponto de vista funcional da mão quanto do ponto de vista da função ocupacional visando o desempenho das atividades do dia a dia/cotidiano, laboral/trabalho, lazer e etc. 
Na sequencia, temos a indicação e confecção de órteses de repouso ou funcionais estáticas e dinâmicas, treino funcional de próteses com preparação anterior do coto para a recepção dada mesma, com atenção ao esquema, consciência e imagem corporal; bem como questões como acomodação, assimilação, adaptação e os devidos fatores psicológicos que o acompanham.
Também poderemos lançar mão de adaptações como tecnologias assistivas que possam vir a beneficiar o indivíduo em questão; bem como cadeira de rodas adequadas a cada caso e indivíduo; e o treino das atividade de vida diária (AVD) do mesmo com estes utensílios. 
O Terapeuta Ocupacional (T.O), poderá ainda se valer do atendimento domiciliar, para o treino destas AVD's  com o intuito de verificar as questões referentes a ambiência e acessibilidade, economia de energia e organização, desta forma favorecendo o ambiente domiciliário em que o indivíduo está inserido.
A praticidade para a vida do indivíduo faz se necessária uma vez que qualquer afecção venha a limitar a sua execução no cotidiano de atividades da vida sejam diária, prática e ou gestão; bem como do trabalho e lazer.
reabilitação para o T.O é vista num todo e não poderia ser diferente, quanto mais fácil/prática/simples as coisas se tornam para o reabilitando, melhor será sua qualidade de vida e satisfação pessoal. 
Esta é nossa função este é o nosso papel, isto e Terapia Ocupacional!
Você leitor pode perceber que não me demorei, mas com certeza não esgotei o assunto ... muitos outros post's virão, mas como o foco dos meus escritos é você procurei ser objetiva e clara. 
Obrigada pela sua atenção e não deixe de dar a sua contribuição através dos comentários.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

De tudo um pouco!

Está imagem é de um blog exatamente com este nome: 'pequenas coisas'. 'De tudo um pouco' também é um blog.
Mas, porque estou falando isto?! 
Por que saí de férias, e férias lembra ... O quê?
VIAGEM!?
Será que só isso?


Fiquei refletindo sobre isso durante as minhas férias, aliás foram muitas as minhas reflexões... aproveitei para arrumar gavetas, rever guardados, me organizar, tirei tempo p'ra família, p'ros amigos... um tempo diferente, relaxado, sem relógio p'ra dizer que estava na hora de parar ou de acordar. Tive tempo p'ra internet sem peso na consciência, de ter que trabalhar no outro dia e tirei férias até do blog sem me cobrar de ter que escrever... Tive tempo para 'pequenas coisas'. Refleti e além das gavetas e a casa coloquei a cabeça em ordem e assim fiz de tudo um pouco!

OCUPAÇÃO?!

De tudo um pouco... Pequenas coisas... Esse papo aí em cima deve ter feito alguém viajar de uma outra foma. Aposto! Ficar ocioso, não é!?
Pois é, escrevi de propósito!!!

Bem, se formos consultar o dicionário português teremos a seguinte definição para OCUPAÇÃO: Atividades diárias, ocupação ou atividade do tempo livre; Invasão. Outra definição seria profissãoTá aí a palavrinha tempo livre = passa tempo, do nosso português estragou tudo!

E qual a diferença de OCUPAÇÃO e TERAPIA OCUPACIONAL?

P'ra quem não sabe a profissão TERAPIA OCUPACIONAL historicamente nasceu nos EUA - então a origem da palavra vem  é daí: OCCUPATIONAL THERAPY.  
Um amigo T.O definiu assim: "O problema é que 'ocupacional' na nossa língua se atrelou com o conceito de à toa, de nada a fazer, de vadiagem. Isso não é o OCCUPATIONAL do inglês que quer dizer "função", "ocupação", "trabalho", né?" (Leonardo Valesi Valente/ Um misto de T.O e poeta, um entendedor de letras, vamos respeitar!)
Então temos: Terapia + função, Terapia + ocupação/atividade, Terapia + Trabalho
Já na Europa o termo é ERGOTERAPEUTA de origem grega, que é ERGO + TERAPEUTA = trabalho + terapeuta e se aplica a teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. O mesmo T.O citando sua experiência, relata: "Na Itália, era só eu falar que era ERGOTERAPEUTA, nossa, o povo me levava p'ro céu!"  Também por ele vim a saber até, que o Drummond fez um poema intitulado 'Terapia Ocupacional', descrevendo a rotina de um pássaro, baseado nisto a Dra. Nise da Silveira tentando explicar acabou por complicar. E assim muitos outros...

E aí estou eu aqui tentando levar esta conversa p'ra uma conclusão. 

Durante as minhas férias eu me mantive 'ocupada' de uma forma pouco usual p'ra mim, me mantive ociosa mas ao mesmo tempo, descansada, relaxada, o que sugere que foi terapêutico, inclusive por que houve reflexão, insigth. Mas daí eu dizer que fiz TERAPIA OCUPACIONAL? Poxa!! Nem nas minhas férias eu posso deixar de ser T.O?! (risos). Mas faltou uma terceira pessoa, o Terapeuta, o Profissional, alguém que mediasse essa minha relação com a atividade de modo terapêutico. É meu amigo T.O, tenho que concordar com você ..."Aqui no Brasil a gente abre a boca para falar que é T.O e o povo pensa que somos recreadores". 


Essa nossa conversa vai longe... mas para isto pretendo fazer outras postagens nesse sentido. Aqui e agora, primo por este trocadilho entre os nomes. Porque é com este trocadilho que  muitas vezes as pessoas nos ofendem enquanto profissionais da TERAPIA OCUPACIONAL, por falta de cautela e cuidado, por falta de conhecimento da área e até falta de respeito. P'ra não dizer ignorância. Pense bem antes de dizer qualquer coisa assim! 
Quero concluir com a contribuições de dois outros T.O's:

"Quando me perguntam se ocupo as pessoas eu digo que sim, utilizo as ocupações para tratar, estimular, tudo com o rigor da ciência e as vezes não entendo porque muitos Terapeutas Ocupacionais consideram a palavra ocupação um verdadeiro terror?!"... (H.D.J)

"É triste a realidade de um profissional que não é reconhecido devidamente, mas nem me importo tanto, ter uma profissão tão significativa para quem precisa já me conforta. Utilizo sim a ocupação para tratar, com embasamento científico e com atividades realmente significativas e com objetivos específicos para reabilitar biopsicossocialmente quem necessita." (A.C.S)

Se Você não sabe o que é TERAPIA OCUPACIONAL. Não fale bobagem!

Lembre -se: Terapia Ocupacional só com um Terapeuta Ocupacional!

No seu tempo livre, querendo um passa tempo não procure uma ocupação pois pode significar mais trabalho e aí você não vai descansar, relaxar... e etc; para um TERAPEUTA OCUPACIONAL ocupação tem até contra indicação e se indicada por leigos pode significar invasão. 
Como T.O eu posso até lhe  indicar  atividades mas como eu não lhe conheço bem, sugiro que você faça 'pequenas coisas' ou 'de tudo um pouco'. E o melhor de tudo é que tem sempre: 


domingo, 5 de fevereiro de 2012