sábado, 3 de novembro de 2012

Por que não utilizar o andador!?


É bem verdade que o anda-já (ou andador) representa uma alternativa para os pais no que se refere a independência dos bebês. Uma vez que a criança dentro do aparelho, os pais ficam à vontade para realizarem seus afazes domésticos, ou descansarem. Porém, é nesse momento em que os acidentes acontecem!

A SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA condena o uso de andadores, considerando o risco de acidentes graves e os atrasos ao desenvolvimento motor do bebê.
Países desenvolvidos, como o Canadá, proibiram a comercialização do produto desde 2007, devido aos riscos à saúde da criança!

Os acidentes acontecem pela proximidade com tomadas, panelas e produtos tóxicos, causando queimaduras, choques e intoxicações. Quedas também podem ocorrer e dependendo de suas proporções oferecerem risco à vida da criança.

Desde o início da vida, o bebê atravessa etapas no desenvolvimento que servem de base para as próximas. Entre essas etapas está o ENGATINHAR, que dá oportunidade à criança de explorar o ambiente, fazendo contato com brinquedos e objetos, e ainda com o chão.
  
O uso do anda-já encurta e muitas vezes até exclui esta etapa do desenvolvimento, trazendo consequências para as etapas seguintes!

E ainda se a criança é muito pequena para o andador, ela usará somente as pontas dos pés para fazê-lo entrar em movimento, causando problemas ainda mais graves, como marcha tardia, encurtamento muscular, marcha em ponta de pé, e alterações ósseas significativas! 

Claro que algumas crianças utilizam os andadores sem que sofram qualquer acidente ou alteração motora no seu desenvolvimento. Cabe a você decidir se vai expor seu filho ao risco ou favorecer as suas etapas normais de desenvolvimento.

É brincando que a criança se desenvolve!

E engatinhando seu bebê vai longe! 

Via: T.O - Janaína Silva

Para saber mais: http://criancasegura.org.br/page/andador-perigoso-e-desnecessario

Contrabalance as informações e reflita!

Um comentário:

Não esqueça de comentar: