sábado, 24 de março de 2012

TERAPIA OCUPACIONAL


É uma profissão da saúde do grupo da as terapias da reabilitação. E a arte e a ciência de ajudar o ser humano a realizar atividades do cotidiano e laborativas com Independência e satisfação.
Quem é este profissional?
É um profissional de nível superior que estuda profundamente a atividade humana como um todo e é carinhosamente chamado de T.O.
Quando procurar um T.O?
Esta procura pode ser espontânea ou e ou quando indicada por por outro profissional de área paralela. Por identificação de empecilho na realização de atividades devido à incapacidade transitória ou definitiva, gerada por traumas no organismo que afetem a função motora, sensorial, visual, auditiva, vestibular, perceptiva, cognitiva, afetiva e ou emocional; necessitando de habilitação física e psico social, para retorno a vida funcional adaptada e ao trabalho.
Como ele trabalha?
O Terapeuta Ocupacional irá acompanhar o indivíduo, identificando com este o que realmente  atinge neste período, impedindo o equilíbrio de sua saúde. Numa proposta de acolhimento e acompanhamento sistemático de encontro às necessidades e interesses do indivíduo adequando-as de acordo com a avaliação terapêutica.
AIVD
Utiliza a atividade com recurso terapêutico, seja ele de AIVP/Atividades instrumentais de vida prática, as AVD/Atividades de Vida Diária, o brincar, o trabalho e o lazer.
Seus procedimentos usuais são: avaliação e atendimento individual, grupal, domiciliar, hospitalar e externo; confecção e orientação do uso de órteses do membro superior, treino com próteses, adaptações  e tecnologias assistiva; orientação ao indivíduo e a família; consultoria (planejamento, analise da atividade e supervisão). 
Possibilidades de atuação do profissional:
Integração Sensorial; Reabilitação de atividades de vida diária/AVD's; prescrição e confecção de órteses; Adaptação de ambientes para pessoas com deficiência; Prescrição e adaptações de Cadeiras de Rodas; Terapia por Contenção Induzida; Arteterapia; Supervisão de Oficinas Terapêuticas; Psicoterapia Ocupacional; Adequação Postural; Avaliação de Desempenho Ocupacional; Terapia de mão; Prescrição de Tecnologia Assistiva.

Um comentário:

Não esqueça de comentar: