quinta-feira, 15 de março de 2012

Falando em TÉCNICAS e outras ...

A profissão de TERAPEUTA OCUPACIONAL é pautada sobre diretrizes de profissões que historicamente contribuirão para a formação da mesma, paradigmas, métodos, metodologias, técnicas, abordagens, etc. 
Enfim, a escolha não é aleatória existe uma lógica de raciocínios que levam a escolha da atividadeA ocupação/atividade é inerente ao homem e não algo que exista por si só. Quando a T.O propõe uma atividade ela espera que o indivíduo lance mão da sua capacidade práxica e transforme em ato suas funções estruturas corporais, tornando se ativo e participativo.
Ao escolher a atividade, leigos podem pensar em atividades domésticas, trabalhos manuais,  jogos de tabuleiro e até da atualíssima ocupação na internet, como em sites de relacionamento. Mas não é assim que se dá. 
Poderíamos exemplificar técnicas como o PSICODRAMANEURÓBICA, KABAT, ou BOBATH, ou ainda técnicas de RELAXAMENTO ou DANÇA;  Mas nenhuma delas serve exclusivamente como indicação sem conhecer o indivíduo por ela ocupado e sua inter relação com a mesma. Existem conceitos que se somam para determinar a escolha de um processo terapêutico. 
O terapeuta auxilia nessa escolha desta forma fazendo o diferencial da terapia. Sendo terapêutico aquilo que resultar dessa interação atividadeindivíduo - terapeuta, por isto TERAPIA OCUPACIONAL, e isto se dá por quem conhece sobre os três e sem um dos três não o é.  
Num dos posts recentes falei de saúde mental e corpo são. Para exemplificar como se dá essa relação dentro do que proponho neste texto, vou finalizar com uma contribuição de uma colega T.O que acabei de conhecer. Ela nós fala de um método inovador e que ainda assim não serve a todos ... descreve assim o método que aplica: 
"Muito mais do que exercícios posturais, o Método PILATES ajuda a escrever uma nova história no corpo. O cliente chega sem noção do seu corpo, apenas com a visão clara das suas dores. Aos poucos vai se apropriando de um corpo esquecido, sem voz. O Terapeuta Ocupacional vai ajudando este corpo ser amado. A cada inspiração ele vai nutrindo células e a cada expiração liberando as mazelas da vida. O espaço que existe entre o cliente e o terapeuta é uma doação impar. Um olhar investigativo e ao mesmo tempo um olhar solidário. Prima-se por simetria, retidão, um movimento perfeito. O método trás principios. Nossa vida as vezes anda sem norte. Precisamos ter inícios. Inícios que nos dão força para recomeçar, para pensar. Meditamos com o corpo quando estamos no auge dos movimentos que julgo inteligentes. Nosso corpo é respeitado. Ora trabalha com fluidez, ora relaxa, alonga... Não é uma receita, nem vale para tudo. Mas vale para o todo. Ouço relatos que parecem sons de caixinha de música: como durmo bem, não sinto mais dores, saio daqui sobre nuvens... Nosso papel, enquanto terapeuta, é exatamente este, o de permitir e estimular que estes sons vibrem diariamente nos ouvidos dos nossos clientes. A nossa postura é a inscrição do que se passa no nosso interior. Vista esta camiseta do PILATES e só troque quando voltar na próxima sessão!
  Dra. Isabel Teixeira/Terapeuta Ocupacional"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: