quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ATIVIDADE É SAÚDE!

"Terapia Ocupacional - UMA RESPOSTA RUMO AO BEM ESTAR!
QUANDO?
  • Quando a DEPRESSÃO afasta a motivação necessária à participação e à realização das atividades cotidianas e as “coisas” perdem o sentido;
  • Quando a MEMÓRIA “falha” com o envelhecimento;
  • Quando o STRESS funcional dificulta o desempenho no trabalho;
  • Quando a DOR física ou um ACIDENTE inviabiliza os movimentos das mãos;
  • Quando um DERRAME impede a pessoa de realizar uma “simples” tarefa como a de segurar um copo de água;
  • Quando uma PESSOA com NECESSIDADES ESPECIAIS necessita ampliar a sua participação e seu desempenho em vários domínios do bem estar, tais como: trabalho, saúde, escolarização, lazer, cultura, atividades domésticas, etc.;
  • Quando numa INTERNAÇÃO brincar é, talvez, a única forma de estar “mais perto de casa”;
  • Quando as BARREIRAS físicas e as ATITUDES das pessoas tornam as ruas, as calçadas, os prédios e os serviços INACESSÍVEIS."

 Definição de Terapia Ocupacional
Símbolo
 1 - SEGUNDO O COFFITO:
  
É uma área do conhecimento, voltada aos estudos, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas, através da sistematização e utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

TERAPEUTA OCUPACIONAL
 
É um profissional dotado de formação nas Áreas de Saúde e Sociais. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práxicas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento da sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.
O Terapeuta Ocupacional compreende a Atividade Humana como um processo criativo, criador, lúdico, expressivo, evolutivo, produtivo e de auto manutenção e o Homem, como um ser práxico interferindo no cotidiano do usuário comprometido em suas funções práxicas objetivando alcançar uma melhor qualidade de vida.
As atividades do profissional estendem-se por diversos campos das Ciências de Saúde e Sociais. Avalia seu cliente para a obtenção do projeto terapêutico indicado; que deverá, resolutivamente, favorecer o desenvolvimento e/ou aprimoramento das capacidades psico-ocupacionais remanescentes e a melhoria do seu estado psicológico, social, laborativo e de lazer. 
    Locais onde exercem suas atividades:
  1. - Hospitais Gerais;
  2. - Ambulatórios;
  3. - Seus consultórios;
  4. - Centros de recup. bio-psico-social;
  5. - Projetos Sociais Oficiais;
  6. - Sistemas Prisionais;
  7. - IES;
  8. - Órgão de controle social;
  9. - Creches e Escolas;
  10. - Empresas.

2 - SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE:
“A ciência que estuda a atividade humana e a utiliza como recurso terapêutico para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às Atividades de Vida Diária, trabalho e lazer. É a arte e a ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver a capacidade, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover e manter a saúde”.
Em resumo, a Terapia Ocupacional é um profissão da saúde do grupo das terapias da reabilitação. É a arte e a ciência de ajudar o ser humano a realizar atividades do cotidiano e laborativas com independência e satisfação. Sendo o terapêuta Ocupacionlal um profissional de nível superior que estuda profundamente a atividade humana como um todo e é carinhosamente chamado de T.O.
Então, quando procurar um T.O?
Esta procura deve ser expôntânea e ou quando indicada por outro profissional de área paralela. Por identificação de empecilho na realização de atividades  devido á incapacidade transitória ou definitiva, gerada por traumas no organismo que afetem a função motora, sensorial, visual, auditiva, vestibular, perceptiva, cognitiva, afetiva e ou emocional; necessitando de habilitação  ou reabilitação física e psicosocial, para retorno a vida funcional adaptada e ao trabalho. 
Quem pode procurar um T.O ?
Todo indivíduo com dificuldade de adaptação à vida de relação e produção com prejuízo na realização de atividades do cotidiano, seja ele criança, adulto ou idoso.
Como ele trabalha ?
O Terapêuta Ocupacional irá acompanhar o indivíduo, identificando com este o que realmetne lhe atinge neste período impedindo o equilíbrio de sua saúde. Numa proposta de acolhimento e acompanhamento sistemático de encontro às necessidades e interesses do indivíduo adequando-as de acordo com a avaliação terapêutica. Utiliza a atividade como recurso terapêutico seja ela de vida prática (AVP), as de vida diária (AVD), o brincar, o trabalho e o lazer. Seus procedimentos usuais são: avaliação e atendimento individual, grupal, domiciliar, hospitalar e externo; confecção de órteses do membro superior, treino com próteses e adapatações com tecnológia assitiva; orientação ao indivíduo e a família; consultoria (planejamento, analise da atividade e supervisão).

Cotidiano

Palavras chaves nesta página: Atividade humana, cotidiano, motivação, funcional, desempenho, trabalho, movimento, tarefa, bem estar, trabalho, saúde, lazer, qualidade de vida, capacidades, práxis/prática, auto manutenção, AVD, habilidades, adaptação, produtividade.

Organização da rotina
Tudo isto organizado dentro de uma rotina resulta na sua saúde  através da atividade!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de comentar: